Um caminhão lotado de lixo está abandonado há cinco dias na avenida José Guimarães Toni, em frente a subestação da CPFL no bairro Jardim Bandeirantes. A denúncia foi feita neste domingo (20) por internautas que enviaram fotos ao portal Visão Notícias. Já em diversos outros bairros da cidade a coleta continua deficiente. Uma hora depois, o prefeito Vinicius Camarinha procurou a reportagem e contextou a informação. Segundo ele, o caminhão quebrou ontem (sábado).
Uma das rodas do caminhão foi retirada.
Desde o começo deste mês que a coleta de lixo está deixando de ser realizada de maneira frequente em diversos bairros da cidade. O resultado disso é que os sacos ficam abandonados nas lixeiras. "Quero fazer reclamação está uma vergonha o lixeiro não está passando nos bairros do lado do Coimbra , Cavalaria enfim estamos sem coletas a frente das casas estão uma nojeira e bagunça além do mau cheiro queremos saber quando o lixeiro vai retomar as atividades a coisa está insuportável,lixeiras cheias enfim aguardando até quando. Cadê o lixeiro não funciona mais o trabalho público uma vergonha um mau cheiro até quando vai jogar nas costas do próximo prefeito sendo que não é ele que está ocupando o cargo queremos limpeza", diz uma internauta em mensagem via Facebook.
Abandono do lixo no bairro Comerciários.
Já uma moradora do bairro professor José Augusto silva Ribeiro (bairro Lavínia) informa que desde terça-feira não ocorre a coleta. Resultado: estão aparecendo "bigatos" entrando nas casas. Outra internauta também protesta: "Moro no Comerciários 2 e gostaria de saber quando vai normalizar a coleta do lixo. As lixeiras estão todas lotadas e fedendo pois estão acumulados. Não passaram nem quarta-feira e nem sexta-feira".
CAMINHÃO ABANDONADO - Mas, além desses e outros relatos de transtornos, o problema é ainda pior logo na entrada do jardim Bandeirantes e demais bairros da zona Oeste da cidade (Pérola, Virgínia, entre outros): um caminhão de coleta de lixo da Prefeitura estaria abandonado há cinco dias na principal avenida de acesso.
Caminhão está amarrado com arame.
Segundo os moradores, o veículo teve um problema mecânico numa das rodas, foi colocado um cavalete e simplesmente deixado no local com todo o lixo coletado, causando um mau cheio insuportável. O caminhão também está em péssimas condições de conservação: algumas partes estão amarradas com arame.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública vai apurar essa denúncia e na segunda-feira será enviada uma equipe ao local para retirar o caminhão.
Outra informação é de que estaria faltando combustível para que muitos veículos pudessem fazer o serviço de coleta. Mas, a Prefeitura procurou desmentir: "não procede a informação de falta de combustível. A coleta de lixo está sendo feita normalmente, de acordo com o cronograma diário das atividades das equipes de trabalho. A Secretaria de Meio Ambiente esclarece também que não procede a informação de que alguns funcionários não estão atuando durante o expediente de trabalho".
NOVA VERSÃO - Depois da veiculação da matéria, o prefeito Vinicius Camarinha entrou em contato com o portal Visão Notícias apresentando sua versão. Após consultar sua assessoria e em mensagens via WhattsApp, Vinicius contestou a informação de que o veículo teria sido abandonado há cinco dias. Segundo ele, apresentou defeito mecânico no sábado.
"O caminhão teve problema técnico e precisa de um equipamento especial pra arrumar e por ser domingo Esta com dificuldade, mas estão atras para arrumar. Estamos tentando a remoção!! Mas não é qualquer plataforma, isso é um caminhão pesado. Não é verdade q está há cinco dias", afirmou o chefe do Executivo.
"Me disseram que não!! Imagina ficar 5 dias! Em todo caso pedi para instaurar procedimento disciplinar para averiguar. Quebrou no sábado", acrescentou em nova mensagem.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288