Quais são os principais tipos de cercas

Compartilhe:

As cercas estão presentes em todo o mundo, principalmente quando se trata de propriedades rurais, elas normalmente são usadas para proteção mas também têm um forte apelo estético. E, por isso, é tão importante saber os tipos de cercas para conseguir escolher a mais indicada para a sua finalidade.

O professor do curso de CPT Construção de Cercas na Fazenda, Rodrigo Carrara, alerta que a parte construtiva desse delimitador é bastante simples de ser executada porém, os erros mais comuns são a escolha errada dos materiais, a qualidade dos mesmos e até o terreno em questão. Por isso tenha todos esses fatores em conta quando for escolher o melhor modelo para a sua propriedade.

Para te ajudar nessa missão, trouxemos uma lista com alguns dos principais tipos de cercas, veja abaixo:

Cercas de Arame Farpado ou Liso

Esse é o tipo de cerca mais comum no Brasil visto que oferece um ótimo custo benefício para os consumidores.

Esse modelo é construído, normalmente, com mourões de madeira colocados a uma certa distância um do outro, que recebem o arame em linhas paralelas horizontais.

Esse arame pode ser liso – o mais indicado para aqueles terrenos mais planos, visto que esse material possui uma excelente carga de ruptura – ou farpado – comumente utilizado em terrenos com desníveis acentuados, pois isso não compromete o esticamento do arame em questão.

Cercas de Madeira

As cercas de madeira por sua vez são mais utilizadas como fechamento, em portões e porteiras e também nos arredores das dependências domésticas, visto que têm um alto valor estético embutido nessas cercas.

Esse modelo também é muito utilizado para cercados de animais, visto que não machuca os mesmos, caso entrem em contato com a mesma.

Cerca de Bambu

Esse modelo de cercado é comumente utilizado em quintais ou até na contenção de hortas e animais.

O bambu é uma das madeiras mais resistentes e contem também um elevado valor estético, ou seja, é possível fazer uma linda cerca que seja também bastante útil.

Os bambus são, normalmente, cortados pela metade ou até mesmo usados inteiros em linha, formando um belo conjunto. Vale ressaltar que a durabilidade desse modelo varia de acordo com o tratamento que o bambu recebe. Então se você quer uma cerca que dure bastante tempo, o ideal é tratar a madeira antes de montar o seu cercado.

Cercas Vivas ou Sebes

Por fim, mas não menos importante temos as famosas cercas vivas. Tal como o nome indica, elas são compostas por espécies vivas, no caso as plantas. Na maioria das vezes a espécie escolhida possui espinhos para assim evitar que sejam “ultrapassadas” de forma fácil.

Esse modelo é comumente utilizado em jardins, parques e até em residências particulares. A beleza que ela confere ao local é única porém, é preciso escolher cuidadosamente as espécies a serem utilizadas.

Você deve levar em consideração as regas, tamanho que a planta ficará e os cuidados básicos que precisará ter com essas cercas vivas.

A variedade de cercas é realmente muito grande, vale a pena ficar atento para fazer a melhor escolha e não se arrepender posteriormente.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.