O Sagui, também chamado de ‘mico-estrela’, vive em árvore na praça Saturnino de Brito. Ele se alimenta de pessoas que deixam comida na árvore.
A seringueira da praça Saturnino de Brito, no centro de Marília, abriga um morador inusitado para a área urbana: um sagui. Ele pode ter sido abandonado pelos pais, ainda quando filhote, já que tempos atrás foram vistos pequenos grupos se pendurando nas fiações elétricas do centro.
O que se sabe é que ele virou personagem esperado por muitas pessoas, principalmente pelas crianças. O sagui se alimenta pela ação de pessoas que deixam comidas, principalmente frutas, numa vasilha na árvore.
Da espécie mico-estrela, conhecida também como sagui-de-tufos-pretos, o bichinho além de estar no coração urbano de Marília, sem qualquer bosque ou mata nas imediações, não é desta região de Mata Atlântica e nem desta região do Brasil.
Ele é originário do cerrado e da caatinga, mas que começou a chegar em Marília através dos caminhoneiros que cruzavam a Bahia e outros pontos do país, em especial o Nordeste.
Nas voltas à cidade, acabavam comprando na beira das estradas filhotes destes miquinhos (vendidos clandestinamente) para presentear seus filhos. Este animal, agora acabou se tornando atração em Marília.
A seringueira, uma das mais tradicionais de Marília está imune ao corte desde setembro de 1997. Fonte/fotos: Solutudo.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288