Abra um sorriso, seja otimista e viva mais de 90 anos mostra um novo estudo publicado no Jornal da Sociedade Americana de Geriatria.
Quer viver além dos 90? Abra um sorriso e seja otimista, diz nova pesquisa
Níveis mais altos de otimismo estão associados a uma vida mais longa e a uma maior chance de ser um centenário, de acordo com um novo estudo com quase 160.000 mulheres de diferentes raças e origens.
Fatores de estilo de vida saudável, como a qualidade da dieta, atividade física, índice de massa corporal (IMC), tabagismo e consumo de álcool, foram responsáveis por menos de um quarto da associação entre longevidade e otimismo.
“Embora o otimismo em si possa ser modelado por fatores estruturais sociais, nossas descobertas sugerem que os benefícios do otimismo para a longevidade podem se estender a grupos raciais e étnicos”, disse o principal autor Hayami Koga, estudante de pós-doutorado na Harvard TH Chan School of Public Health.
Otimista
Otimismo não significa ignorar os estressores da vida, dizem os especialistas. Mas quando coisas negativas acontecem, as pessoas otimistas são menos propensas a se culpar e mais propensas a ver o obstáculo como temporário ou mesmo positivo.
Os otimistas também acreditam que têm controle sobre seu destino e podem criar oportunidades para que coisas boas aconteçam no futuro.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288