Tradição no ano novo, conheça os principais cortes de carne de porco

Compartilhe:

Diz a tradição que na ceia de Ano Novo o ideal é comer carne de porco porque o animal sempre “fuça” para frente. Portanto, seria um sinal de que, dessa maneira, estaremos deixando para trás os problemas do ano que está terminando.

Mas, afinal que tipo de corte escolher? No Brasil, os mais apreciados são o pernil e o lombo.

O Visão Notícias apresenta algumas dicas bem deliciosas para você que ainda pretende correr ao supermercado ou açougue para garantir um jantar diferente neste dia 31.

Por muito tempo, a carne de porco foi considerada uma inimiga da dieta equilibrada. 

Atualmente, sabe-se que o preparo adequado das carnes suínas pode não ser apenas saboroso, mas também saudável. 

Retirando a camada de gordura localizada abaixo da pele do porco, temos uma carne rica em proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e potássio, além do sabor delicioso.

Confira:

Costela

Considerada um dos cortes mais populares do porco, a costela é uma carne muito saborosa. Fica logo abaixo da bisteca e conta com uma camada de gordura que contribui para preservar o sabor da carne.

Ocupando um lugar de honra em churrascarias e restaurantes, ela pode ser preparada frita, cozida, assada ou ainda servida inteira ou em tiras. Uma aposta certa é servir a costela suína com molho barbecue.

Lombo

Conhecido como uma das partes mais suculentas da carne suína, o lombo é considerado um corte nobre. Sem ossos ou gordura, ele fica na parte superior da espinha do animal.

Pode ser grelhado, assado ou até mesmo frito, quando cortado em bifes. Para um jantar em família ou mesmo uma ocasião especial, aposte no lombo suíno com ervas ao molho de peras.

Barriga

Também conhecida como panceta, a barriga é um dos cortes da carne de porco que mais possuem gordura e pele.

Por esse motivo, o ideal é limpar a peça antes do preparo, eliminando os excessos, mas sem retirar toda a gordura, para não comprometer o sabor.

Cozimentos demorados são os mais indicados para o preparo dessa carne, garantindo que ela fique suculenta, macia e saborosa.

Pernil

A carne localizada na parte superior dos membros traseiros dos suínos, também chamada de pernil, se tornou um dos cortes mais populares.

É possível assá-lo inteiro ou em pedaços, normalmente cortado em cubos. Nas festas de fim de ano, muitas famílias não dispensam um belo pernil natalino.

O corte tradicional também pode incluir alcatra, maminha e picanha.

Filé mignon

Assim como a carne bovina, o filé mignon suíno é uma carne macia e muito apreciada na gastronomia.

Localizado próximo à bisteca e ao lombo, ele possui baixo índice de gordura, o que torna a peça, além de apetitosa, mais saudável.

Experimente uma receita de filé mignon suíno com cogumelos.

Paleta

Também chamada de ombro de porco, a paleta é um corte grande, que possui bastante gordura.

Muito utilizada em assados e também para carnes desfiadas, ela pode ser cozida lentamente para que a gordura derreta e o corte fique mais suculento durante o cozimento.

Também é uma ótima ideia apostar em receitas com caldo para esse corte.

Picanha

A picanha suína é muito semelhante à picanha bovina, pois se trata de um corte com boa umidade, resultando em pratos suculentos.

A carne pode ser servida assada e também é excelente para churrascos. 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.