Família de vítima de AVC Isquêmico doa órgãos para transplante

Compartilhe:

A família de um homem de 46 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) Isquêmico, doou os órgãos do paciente para transplante. Paciente estava internado no HBU (Hospital Beneficente Unimar), onde foi feita a cirurgia para retirada do coração, rins, fígado e córneas. O procedimento teve início as 8h da manhã desta terça-feira (11/04) e só terminou por volta de 12h. 

Segundo a médica intensivista residente Jéssica Matera, o paciente deu entrada no hospital a oito dias. Após ser constatada a morte cerebral, a família tomou a decisão de doar os órgãos. “Somente o pulmão não foi retirado. Todos os demais foram retirados para doação e encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Marília e ao Incor (Instituto de Coração), em São Paulo."

Médico intensivista Piero Biteli destacou que foi um procedimento incomum. “Foram mais de 4h horas de cirurgia, para retirada de todos os órgãos doados pela família. Sabemos que é um momento de muita dor para os familiares, mas eles tiveram a iniciativa de ajudar outras pessoas”, ressaltou Biteli.

Força Aérea Brasileira

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) ficou no aeroporto municipal Frank Miloye Milenkowichi. Assessoria do HBU teve acesso ao pátio do local, após autorização da Rede Voa e acompanhou o transporte dos órgãos até o interior da aeronave. 

A FAB informou que mantém permanentemente disponíveis aeronaves para o TOTEQ (Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes) para atender às solicitações do Ministério da Saúde. As tripulações dos esquadrões de transporte da FAB encontram-se de sobreaviso em tempo integral e em todo o País, para o cumprimento destas missões, que visam salvar vidas.

No período que compreende 2016 até fevereiro de 2023, as aeronaves da FAB transportaram 1.783 órgãos em 1.569 missões realizadas. Fígado e coração são os órgãos mais transportados.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.