Um importante instrumento de apoio emocional e prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV) já realizou mais de 500 mil atendimentos no primeiro semestre de 2023, mas, por outro lado, a quantidade de voluntários diminuiu 16% neste mesmo intervalo de tempo.
O número abrange os acolhimentos realizados por telefone – através do 188 -, entre ligações atendidas e abandonadas.
Existem 110 postos de atendimento presencial em todo o Brasil e atualmente a instituição conta com 3.500 voluntários que prestam serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
Em função da campanha Setembro Amarelo e consequente aumento do assunto na mídia, mas a demanda de ligações ainda é grande para o número de voluntários.
A longo do ano também tem muita procura [para ser voluntário], mas infelizmente ainda não é suficiente, porque a demanda de ligações é muito maior do que a capacidade de voluntários pra atender.
É necessário ter mais voluntários!
Como ser voluntário?
Qualquer pessoa com mais de 18 anos que deseja ajudar outras pessoas pode se inscrever para ser um voluntário do CVV.
É necessário participar de um curso preparatório gratuito para novos voluntários, podendo atuar em ambiente presencial ou virtual. As inscrições podem ser feitas pelo site do CVV.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288