Doença do carrapato em Marília: moradores e Saúde adotam medidas preventivas

Compartilhe:

Conviver com os cuidados está sendo parte da rotina das famílias que vivem no distrito de Avencas

A força-tarefa implantada no distrito de Avencas, em Marília, nas últimas semanas, além de incluir busca ativa pelo carrapato-estrela, também conta com amparo essencial dos servidores municipais que atuam na Unidade de Saúde.

No distrito já foi notificados seis casos, com uma morte, outra vítima que já se recuperou da doença; três aguardam análise e outro caso já foi descartado.

Conforme informações da enfermeira responsável pelo posto, Regina Crepaldi dos Santos, desde as primeiras suspeitas envolvendo a possibilidade de febre maculosa ou outras doenças similares, a equipe passou a adotar uma criteriosa avaliação aos pacientes que procuraram a Saúde.

Capivara é animal hospedeiro

A capivara é um dos animais silvestres hospedeiros do carrapato-estrela.

Além de febre-maculosa, o protocolo de atendimento adotado pela Secretaria Municipal de Saúde de Marília em Avencas inclui análise para quadros clínicos de dengue, leishmaniose e leptospirose, entre outras doenças com sintomas semelhantes.
 
Quem apresenta os sintomas, e já começa a receber o tratamento precoce, passa por exames, sendo colhido a primeira amostra.
 
A população de Avencas está recebendo orientação preventiva e recomendações sobre os riscos e está aderindo às medidas de prevenção.

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.