É preciso se fazer visitas regulares ao oftalmologista para manter a saúde dos olhos em dia. Isso porque a maioria das doenças causadoras da cegueira são evitáveis e tratáveis com essa medida, reforçada com exames oftalmológicos básicos.
No Brasil, estima-se que há 1 milhão e 200 mil pessoas cegas e cerca de quatro milhões de deficientes visuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis com visitas oftalmológicas regulares.
Durante a consulta ao oftalmologista são feitos alguns exames de rotina, que detectam precocemente quaisquer alterações na visão que podem levar à cegueira. Assim como os adultos, as crianças também devem ser submetidas a exames de acuidade visual regulares para avaliar defeitos refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que podem caracterizar perda visual se não forem corrigidos no momento certo.
Principais doenças oculares que podem ser diagnosticadas precocemente com exames oftalmológicos regulares
Catarata - Processo de opacificação do cristalino (lente natural do globo ocular), que atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando a perda gradativa da acuidade visual com o avançar da idade.
Glaucoma – Causada pela elevação da pressão intraocular, a doença provoca lesões no nervo óptico e compromete a visão. A perda visual ocorre em estágios mais avançados e compromete primeiro a visão periférica.
Degeneração macular relacionada à idade – Ocorre geralmente após os 50 anos e afeta a mácula (área central da retina), provocando baixa visão central. Os danos são irreversíveis até o momento, mas a detecção precoce e cuidados podem auxiliar no controle da doença.
Retinopatia diabética – Complicação do diabetes que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina, podendo ocorrer o vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão. Com o agravamento da doença, pode evoluir até para o descolamento da retina e glaucoma neovascular.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288