A RIC Ambiental, consórcio de empresas que assumiu a concessão do DAEM, informou nesta segunda-feira (dia 09) que deve concluir, até o final desta tarde, a substituição dos equipamentos elétricos do segundo recalque do sistema Peixe que foram destruídos por um incêndio no domingo. A Polícia Civil está investigando a hipótese do fogo ter sido criminoso.
O sistema Peixe é responsável por 50% do abastecimento de água. Com a sua interrupção, causada pelo incêndio, praticamente todas as regiões da cidade estão ficando sem água, principalmente a área central (afeta o comércio), zona leste e partes das zonas norte e sul, onde existem poços que ajudam ajudam nesse abastecimento.
De acordo com nota distribuída pela Prefeitura, um incêndio (por motivos que ainda estão sendo apurados) resultou na explosão de transformadores (foto) e demais equipamentos elétricos responsáveis pela operação das bombas do segundo recalque do sistema de captação de água da estação de tratamento do Rio do Peixe.
Medidas de emergência
Mesmo que o incêndio tenha ocorrido na véspera do início oficial da concessão, toda recuperação do sistema está sendo feito pela RIC Ambiental que está tratando o caso do "incidente".
A empresa informou que está realizando a substituição de todos os equipamentos danificados e a eliminação de riscos no entorno dos transformadores. Além disso, está locando caminhões-pipa para atender os serviços essenciais, como hospitais, escolas, UPAs e residências com necessidades médicas especiais.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288