A Associação Comercial e de Inovação de Marília está alertando os comerciantes e à população sobre um novo golpe que vem circulando na Internet, relacionado ao pagamento de uma taxa pela utilização do PIX. Criminosos estão usando boletos falsos, com a identidade visual do fisco, para cobrança de taxas, que não existem, sobre transações com valores acima de R$ 5 mil.
“Não se deve pagar nada, caso recebe esta mensagem via Internet”, alertou o dirigente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, acrescentando que “uma vez efetuado o pagamento, não se consegue recuperar o valor”.
Os golpistas informam às possíveis vítimas que há uma suposta cobrança de taxas pela Receita Federal sobre transações via Pix em valores acima de R$ 5 mil. Eles alegam que, caso o pagamento não seja feito, o CPF do contribuinte será bloqueado.
Envolveria a Receita Federal
Com objetivo de tornar a fraude mais convincente, utilizam o nome, as cores e os símbolos oficiais da Receita Federal, que já divulgou nota oficial de que “não existe tributação sobre Pix e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”, salientou o presidente da ACIM.
Para o superintendente da associação comercial de Marília, José Augusto Gomes, o golpe é bem semelhante a antiga tentativa dos marginais em passar o “boleto falso”, na cobrança de um imposto qualquer.
“Os bandidos são criativos e sempre procuram melhorar o golpe”, alertou ao pedir muita atenção com as mensagens eletrônicas, principalmente a que estão relacionadas à cobrança.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288