Adolescentes também podem ter varizes

Obesidade e hormônios aumentam risco de varizes em adolescentes
Compartilhe:

Não é somente em organismos adultos que o problema das varizes aparece. As chamadas veias varicosas, que têm o volume aumentado e se tornam tortuosas com o passar do tempo, também podem aparecer nas pernas e nos pés dos adolescentes. O problema é hereditário, mas também pode surgir em jovens obesos, sedentários e que já tenham usado hormônios para ganho de massa muscular e anticoncepcionais.

Apesar de muita gente acreditar que o uso de salto alto, utilizado com frequência pelas adolescentes, possa provocar o aparecimento de varizes, os médicos afirmam que se trata de um mito.

O salto alto acarreta outros males se usado em excesso e com frequência, como problemas na movimentação do calcanhar, cansaço e inchaço das pernas –e esse último, sim, pode fazer com que apareçam varizes em alguns organismos.

É importante que os jovens não desconsiderem o aparecimento de veias varicosas, pois os médicos consideram a questão um problema crônico, mas controlável por meio de mudanças de hábitos. A consulta médica é importante para que o profissional possa avaliar o quadro, classificar as varizes, observar a quantidade e analisar se é necessária a remoção por meio de cirurgia.

Quanto mais inicial o quadro for analisado, mais fácil o tratamento e mais simples a cirurgia, que tende a não deixar marcas. Para não deixar que as veias varicosas tomem conta das pernas e dos pés dos adolescentes é importante conhecer o histórico familiar, manter uma dieta alimentar saudável e balanceada e evitar o efeito sanfona, acarretado por ganho e perda de peso, além de praticar esportes.

Somente a prática de halterofilismo é contraindicada pelos especialistas, pois pode colaborar com o aparecimento do problema, além de provocar outros malefícios para o organismo jovem, ainda em formação.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.