A Secretaria Estadual da Saúde está alertando aos pais e responsáveis sobre a importância de dar maior atenção durante os meses de férias para o aumento nos acidentes domésticos envolvendo crianças de até 12 anos.
De janeiro a outubro de 2024, foram registrados 13.202 atendimentos causados por afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicações, o que representa um crescimento de 8% a mais quando comparado ao mesmo período de 2023, quando houve 12.267 registros.
A temporada em que as crianças passam mais tempo em casa exige atenção redobrada, já que os acidentes domésticos podem, muitas vezes, serem evitados.
Os casos por intoxicação acidental também apresentaram um aumento significativo em 2024, foram 91 casos registrados, sendo 33 clínicos e 58 hospitalares, 65% a mais do que em 2023, onde foram registrados 55 atendimentos.
Muitos destes acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção. Confira as principais orientações:
- Não deixar bebês e crianças sozinhos;
- Instalar grades ou telas de proteção em berços, escadas, sacadas, varandas e janelas;
- Redobrar a atenção em brincadeiras realizadas em locais molhados, dado risco de queda e afogamento;
- Utilizar equipamentos de proteção em brinquedos como bicicletas, triciclos, patinetes e skates;
- Mantenha fósforos, isqueiros, álcool líquido, álcool em gel, objetos de vidro e cerâmica, facas e sacos plásticos fora do alcance das crianças;
- Proteger tomadas e instalações elétricas da residência;
- Armazenar remédios, produtos de limpeza e inseticidas em locais reservados e de difícil acesso;
- Nunca deixar crianças tomando banho ou brincando na piscina sem a supervisão e atenção integral de um adulto;
- O andador não deve ser usado em nenhuma idade. Além de prejudicar o desenvolvimento e o andar da criança, o equipamento pode causar acidentes graves, incluindo traumatismos cranianos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288