Alerta: entenda como funciona o novo golpe do cartão por aproximação

Compartilhe:

Os próprios comerciantes são enganados e as máquinas acabam infectadas

Os criminosos cibercriminosos conseguiram desenvolver um novo tipo de golpe do cartão e que desta vez envolve até mesmo comerciantes desavisados. Agora por meio do programa malicioso instalado na hora de uma falsa manutenção, onde ocorre a clonagem do cartão.

Os criminosos conseguem filtrar as vítimas pelo tipo de cartão, como Black/Infinite, que costumam estar vinculados a saldos e limites mais altos.

Com o golpe, as maquininhas não aceitam mais a "aproximação".

Pelo novo método, eles conseguem instalar um programa que infecta o equipamento impedindo pagamentos via aproximação, no celular ou no cartão físico.

De acordo com os pesquisadores da empresa Kaspersky (especializada em cibersegurança) as compras por aproximação (“contactless”), seja com cartões ou no celular, têm um recurso que aumenta a segurança para o usuário.

É que cada transação gera um número novo de cartão, que é diferente do cartão físico. E esse número só vale para aquele pagamento.

Confira como funciona o golpe:

  • Criminosos entram em contato com lojistas se passando por funcionários de empresas responsáveis pelas maquininhas. Alegando uma manutenção, pedem aos lojistas que acessem um link por meio do computador onde fica o sistema do aparelho;
  • Quando lojistas clicam no link, a quadrilha instala um vírus que dá acesso remoto à maquininha;
  • As máquinas infectadas passam a detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro, que pede para que o consumidor insira um cartão físico, a fim de fazer o pagamento. Nem o lojista e nem o cliente percebem que se trata de um golpe;
  • Ao usar o cartão físico, a vítima tem os dados capturados, e o cartão pode ser clonado. Criminosos podem fazer compras mesmo com cartões protegidos por chip e senha.
 

= = = = = = = = 

Faça parte do grupo do Visão Notícias no WhatsApp.

Acesse o link:

https://chat.whatsapp.com/CxyqyhYLZmDL7lUQyf3Qgv

 

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.