Ao mestre com carinho

Daniel Alonso destaca a importância dos professores que ensinam também lições de vida
Compartilhe:

Daniel Alonso*

Participei de um evento nesta semana do PSDB Mulher de Marília que me fez recordar o surgimento de um dos programas de rádio mais tradicionais de Marília: ‘Ao mestre com carinho’, apresentado pela radialista Lucinha Lins, pela Itaipu FM. O programa tem aproximadamente 20 anos, e vai ao ar aos sábados, das 19h às 22 horas. Se tornou, aqui em Marília e na região, uma referência ao bom gosto musical, sempre trazendo clássicos marcantes dos anos 60, 70 e 80. Realmente o ouvinte faz uma viagem no tempo quando sintoniza o programa ‘Ao mestre com carinho’, principalmente embalado pela voz desta grande radialista que é a Lucinha Lins.

Lembro que estava na companhia do saudoso José Marques Beato, diretor das emissoras Itaipu FM e Clube AM, em uma tarde no Centro do Professorado Paulista, o CPP. Virei para o Beato e lhe disse: “Beato, os professores são tão importantes para nossa comunidade, para nossas famílias, são eles que cuidam de nossos filhos, educam e ensinam disciplinas tão essenciais para a vida cotidiana. Por que não encontrarmos uma forma de ressaltá-los, homenageá-los com frequência e não só no dia 15 de outubro, que é a data do professor?”.

Beato, que realmente foi alguém que transmitiu valor por onde passou, tanto que sua obra continua através do trabalho que sua família continuou no rádio mariliense, me disse que iria pensar numa forma de colocarmos a homenagem constante em prática. Depois, ele me procurou na Casa Sol, apresentando a proposta do programa ‘Ao mestre com carinho’, uma viagem no tempo através da música.

O programa tem o mesmo título de um filme marcante, que traz no papel principal o talentoso ator Sidney Poitier e que conta a trajetória de um professor que ensina, além das disciplinas obrigatórias, as noções da vida. Desde então, isso já vão quase 20 anos, a Casa Sol, orgulhosamente, e não poderia ser diferente, patrocina o programa ‘Ao mestre com carinho’ numa homenagem semanal aos educadores de Marília e de toda a região.

Reconheço na categoria do professor a base para o desenvolvimento de toda a nossa nação. Sempre repito e reforço as palavras do grande líder sul-africano Nelson Mandela, que sustentava a seguinte frase: ‘A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’.

Não existe educação sem a valorização do professor. Por isso compreendo que devemos buscar de forma consistente a consolidação dos direitos trabalhistas dos educadores. Compreendo que a educação é função do Estado e que não se pode desestruturar colégios ou creches, cada real investido em educação assegura o fortalecimento da sociedade brasileira.

Marília tem excelentes exemplos de êxito educacional, tanto na rede pública, quanto na rede particular. Por isso, hoje dedico este artigo aos mestres, aos professores, aos diretores, aos coordenadores pedagógicos, enfim, a todos que colocam seus esforços no belo exercício de ensinar.

= = = = = = = = =

Daniel Alonso é empresário, diretor da Casa Sol e presidente da Federação das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção do Estado de São Paulo (Fecomac São Paulo).

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.