APAE de Marília promove Festa Julina

Arraiá será neste sábado, dia 09 de julho, a partir das 16 horas.
Compartilhe:

Muitas atrações, incluindo barracas de comidas típicas como pastel, churrasquinho, cachorro-quente, mini pizza, pipoca, tapioca, pamonha, curau,  entre outros. A diversão estará garantida também com as barracas de brincadeiras como pesca, boca do palhaço, jogo das bolinhas e cama elástica. Também não faltará muita música e quadrilha composta pelos alunos e atendidos pela APAE de Marília.  O Arraiá terá ainda  a animação da Banda Mamão com Açúcar. A entrada é gratuita, e aberta para toda comunidade mariliense.

O objetivo do evento é proporcionar a integração e diversão dos alunos e  usuários e familiares  na comunidade, além de arrecadar fundos para suprir as necessidades internas da organização.

A APAE de Marília é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que completou em maio deste ano, 48 anos de fundação. Surgiu da necessidade de alguns pais de crianças com necessidades especiais que, ao chegar à idade escolar não conseguiam suas matriculas em escolas regulares. Com o apoio da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília – hoje UNESP – e em contato com as APAEs de São José do Rio Preto e São Paulo, a fundadora Maria Luiza de Barros viabilizou a sua criação.  Começou com o Centro Educacional, e atualmente também oferece serviços nas áreas da saúde, ocupação, recreação e lazer, além é claro do pedagógico.  Possuí um quadro de profissionais qualificados, nas áreas de Neurologia, Psiquiatria, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistentes Sociais, Monitores Sociais, Professores especializados e Professores de Educação Física, Música, Dança, Artes e Capoeira.

Atualmente 416 pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e/ou Múltiplas Deficiências (MD) e Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) são  atendidas pela instituição, sendo 50 crianças  acompanhados no Centro de Habilitação Infantil -CHI, com serviços oferecidos para crianças de zero a seis anos de idade, sendo que a idade máxima para o inicio dos atendimentos é de dois anos e 11 meses. Ao atingir a idade de seis anos, a criança receberá alta do atendimento e a família será orientada quanto às condutas necessárias.

No Centro Sócio Ocupacional – CSO o atendimento é oferecido para 146 usuários, acima de 30 anos e 220 alunos na área da educação, sendo divididos em Ensino Infantil – Para alunos de 03 a seis anos; Ensino Fundamental – Para alunos de 6 a 14 anos; Programa Pedagógico Específico – Para alunos de 15 a 30 anos; e Educação Especial para o Trabalho – Para alunos de 15 a 30 anos.

Os alunos e atendidos são divididos em turmas por faixa etária, com programas específicos, participam de atividades que proporcionam satisfação, autoestima, realização pessoal, noções de utilidade, participação, organização e autonomia.  Entre os trabalhos desenvolvidos estão os de artesanatos, jardinagem, horticultura, cozinha experimental, ampliação do vocabulário, comunicação alternativa, noções de cidadania. Outro trabalho desenvolvido nesta área e de grande importância para os alunos da APAE é na aplicação do Currículo Funcional Natural, cuja proposta é ampla e trata-se de desenvolver toda e qualquer habilidade que tenham função para a vida, que possam ser utilizadas de imediato ou num futuro muito próximo através de procedimentos naturais evitando situações artificiais.

Desde a sua fundação, a APAE de Marília tem a satisfação de poder contar com o apoio da comunidade, da Prefeitura de Marília  para o melhor atendimento das pessoas com deficiência, afirmando a credibilidade e reconhecimento social do movimento.

A APAE de Marília trabalha pela efetivação de um atendimento de qualidade, contribuindo para a inclusão social, pois a eficiência nos serviços oferecidos  estimula maior participação da comunidade e, consequentemente, maior aceitação e valorização das pessoas com deficiência. A APAE de Marília, nestes 48 anos de trajetória, cresceu em quantidade e qualidade, cumprindo sua missão graças à união de todos. Maiores informações, pelo telefone (14) 3402-1400.

 



 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.