Após mais de 70 dias, comércio da região reabre nesta segunda-feira. Mas, com segurança

Compartilhe:

Prefeitura de Marília decretou fase "verde" da quarentena e reforçou medidas de segurança. População deve fazer a sua parte

Após mais de 70 dias sob quarentena, o que provocou o fechamento de diversas atividades e readaptação em outras, o comércio do centro oeste paulista reabre nesta segunda-feira.

As regiões devem seguir o protocolo estabelecido pelo Plano SP, que envolve fases laranja e verde para o interior paulista - o que estabelece maior ou menor abrangência da flexibilização.

Mas, em Marília o prefeito Daniel Alonso não concordou com os critérios adotados pela equipe técnica do Governo do Estado e, após lei aprovada pela Câmara Municipal, baixou um decreto fazendo uma regulamentação isolada, ou seja, criou a chamada "fase verde" que até então não existia no Estado.

A medida já causou reação contrária no Palácio dos Bandeirantes e existe a possibilidade do Ministério Público entre com nova ação para que a cidade siga as recomendações do Estado, ou seja, seguir a fase laranja . Mas, a maior brecha encontrada nessa legislação estadual está no artigo 7º que deu autonomia aos municípios de regulamentar a flexibilização da quarentena.

Medidas se segurança

Mas, o maior desafio de Marília não é nem tanto a questão jurídica e política. É mesmo reabrir o comércio sem que haja uma "explosão" de casos de Covid-19. As lojas deverão reabrir às 10h, funcionando até às 16h. Confira todos os horários, por segmentos, clicando AQUI.

Neste fim de semana, a Prefeitura reforçou as medidas de de higienização das ruas, utilizando produtos químicos. Nesta segunda-feira, a fiscalização deverá ser rígida para que os protocolos de segurança sejam seguidos, como uso de máscaras, evitar aglomerações (inclusive ônibus lotados) e que os estabelecimentos comerciais sigam os horários estabelecidos no decreto municipal. 

Campanha

O portal Visão Notícias também lançou uma campanha com objetivo de conscientizar a população de que a quarentena ainda não acabou, ou seja, as medidas de segurança e de higienização devem ser mantidas já que a Covid-19 está numa fase ascendente na região.

Em Marília, por exemplo, o número de casos confirmados dobrou em uma semanaAlém de banner no topo do portal, a campanha também terá banner compartilhado nas redes sociais. 

Confira o vídeo:

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.