A Câmara Municipal de Marília decidiu adiar, ontem à noite, a discussão e votação do projeto que altera o horário de funcionamento do comércio durante o período natalino. A proposta pegou de surpresa a diretoria da ACIM (Associação Comercial e de Inovação de Marília) pois garante que em nenhum momento foi consultada. Os vereadores aprovaram o pedido de "vistas" e a discussão será retomada somente dentro de uma semana.
O projeto, de autoria do vereador Agente Federal Junior Féfin, prevê que a abertura em horário especial do comércio durante as vendas natalinas só deva começar após o dia 10 de dezembro. Tradicionalmente isso ocorre a partir do quinto dia útil do mês, como forma de atrair aqueles consumidores que recebem o pagamento nesse mesmo período.
Além disso, o vereador quer reduzir o horário de funcionamento das lojas no dia 24, véspera de Natal. Pelo calendário aprovado pelos lojistas, funcionamento ocorre das 9h às 17h, mas a proposta é de antecipar o fechamento para às 13h.
Adiamento do projeto
A diretoria da ACIM discorda das duas propostas, todavia o vereador afirma que consultou pessoalmente lojistas e funcionários que teriam sido favoráveis às alterações.
Como o projeto seria votado ontem à noite, houve um "trabalho de bastidores" para que pelo menos houvesse o adiamento para uma melhor discussão com os vereadores.
A medida acabou dando certo. Ocorreram dois pedidos de "vistas": o primeiro de 20 dias e o segundo de sete dias que acabou sendo aprovado em plenário. Até lá as lideranças empresariais pretendem discutir com os vereadores eventuais emendas à propositura do vereador Féfin.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288