O que seria da vida moderna sem a praticidade dos aparelhos elétricos? Conservar alimentos antes da invenção da geladeira era um desafio e tanto. Assim como saborear uma comida quentinha era bem trabalhoso com o uso dos antigos fogões à lenha.
Para que os eletrodomésticos cumpram sua função de facilitar a vida, a compra dos mesmos não pode ser um ato impulsivo. É preciso conhecer bem suas reais necessidades e as especificidades de sua casa para não se frustrar. Para isso, uma boa dica é fazer um checklist, antes de adquirir qualquer aparelho eletroeletrônico.
- Preciso mesmo desse eletrodoméstico?
- Vou usá-lo quantas vezes?
- Qual tensão elétrica da minha casa?
- Qual é o espaço disponível?
- O aparelho combina com o resto do cômodo?
- A loja na qual pretendo comprar é de credibilidade?
- Qual a reputação dela no mercado?
Verificar a voltagem das tomadas da sua casa
A voltagem na sua casa é 220 V ou 110 V? Antes de comprar eletrodomésticos, é preciso ter certeza da tensão elétrica. Caso contrário, você pode simplesmente queimar, por exemplo, sua geladeira novinha assim que tentar ligá-la na tomada.
Consequências de ligar aparelhos com tensão elétrica errada
- Tomada 110 V e aparelho 220 V: o equipamento não vai funcionar direito. Afinal, com metade da potência não há como ter um desempenho perfeito. Ou seja, será uma péssima relação custo/benefício para o seu bolso.
- Tomada 220 V e aparelho 110 V: o resultado é aparelho queimado com o dobro da descarga elétrica que ele possui. Ou seja, prejuízo na certa para você e sua família.
Como descobrir a voltagem das tomadas da sua casa
Para evitar problemas, antes de comprar qualquer equipamento para sua casa, a dica é se certificar da voltagem das tomadas. É possível fazer o teste também com uma pequena lâmpada para 220 V.
Se acender de forma fraca, a voltagem é 110V. Se a potência for máxima, você a instalou na tensão elétrica correta. Mas o ideal é contratar um eletricista, para medir a voltagem com um aparelho chamado voltímetro.
Pense na decoração como um todo
Outro ponto que precisa ser planejado antes da compra dos eletrodomésticos é a cor. Os modelos inox costumam ser mais caros do que os brancos. Então é preciso levar isso em conta também. Afinal, para criar um ambiente harmônico ter todos os aparelhos da mesma cor é o ideal.
A dica para acertar na decoração de qualquer cômodo é pensar nele como um todo. Se as paredes e o chão já tiverem cores chamativas, o ideal é comprar todos os eletrodomésticos brancos. Já se forem neutras, você terá mais liberdade para variar entre inox e branco.
Só compre se for realmente usar o eletrodoméstico
A falta de uso é muito mais prejudicial a qualquer equipamento do que o uso excessivo. Dessa forma, comprar o eletrodoméstico e deixá-lo para lá é jogar dinheiro fora.
A dica é responder verdadeiramente as seguintes perguntas: Eu realmente preciso desse aparelho? Em que circunstâncias irei utilizá-lo? Se a resposta for de vez em quando, é melhor pensar duas vezes antes de fazer a compra. Afinal, você pode usar tão pouco que nem valerá a pena o investimento.
Escolher bem a loja que você vai comprar
Comprar pela internet costuma ser mais econômico. Mas, para fazer um negócio realmente vantajoso, o consumidor precisa escolher uma loja de credibilidade. Caso contrário, o barato pode sair caro.
Antes de encher o carrinho virtual e comprar, é prudente analisar a reputação da empresa. O Reclame Aqui é uma boa ferramenta para isso. O mais importante é observar o número de reclamações atendidas pela loja, o índice de solução e o tempo de resposta.
A Gazin Shop, por exemplo, resolve todas as reclamações dos internautas, segundo o Reclame Aqui. Além do e-commerce, a empresa possui 226 lojas pelo Brasil. Sem contar que está no mercado há quase 50 anos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288