Ar condicionado pode ser aliado para a saúde de bebês

Com o uso adequado, equipamento garante conforto no ambiente e reduz o calor
Compartilhe:

Instalar um ar condicionado no quarto do bebê é uma importante ajuda para reduzir o calor e garantir o conforto no ambiente. O uso do aparelho é considerado seguro por especialistas em saúde infantil, mas os pais devem tomar alguns cuidados.

Os aparelhos evoluíram, mas eles devem ser utilizados da forma correta, de acordo com o manual de instrução, e ser limpos periodicamente. Assim, o ar condicionado pode ser um aliado para a saúde, pois funciona como um filtro de ar, retendo até 80% das partículas como poeira, fungos e bactérias. Deixando o ar mais limpo e saudável, ele pode inclusive reduzir a incidência de alergia tanto em crianças quanto adultos.

 

Garanta a saúde de seu bebê fazendo um bom uso do ar condicionado

Mantenha a temperatura agradável, nem fria nem quente demais. O ideal é que a temperatura do ar condicionado no quarto de bebês, incluindo recém-nascidos e crianças menores, seja regulada para funcionar entre 22°C e 26°C. Pais de pequenos que possuem problemas respiratórios como asma, sinusite e alergias devem evitar que o ambiente fique muito frio e seco para não desencadear crises.

Alguns aparelhos digitais possuem funções inteligentes que mantém a temperatura amena. Há ainda a função sleep que regula e equilibra a temperatura durante toda a noite. Caso o aparelho não tenha essas funções, os pais podem ligar o ar condicionado antes da hora de dormir para refrescar o quarto e desligar durante a noite, mantendo portas e janelas fechadas.

Ar muito seco pode ser prejudicial

Atenção ao ressecamento do ar. Os aparelhos de ar condicionado retiram a umidade do ambiente, e é fundamental deixar alguma fonte de umidade no quarto quando o aparelho estiver em funcionamento. Para garantir a qualidade do ar, umidificadores elétricos são ideais, mas bacias com água (pois têm uma superfície maior de evaporação do que um balde) e toalhas molhadas já ajudam bastante.

É muito importante  que as mucosas estejam sempre umedecidas, o que só é possível se o corpo da criança estiver bem hidratado. Assim, o ar irá chegar aos pulmões umidificado.

Por isso, é importante que os pais ofereçam muita água fresca aos filhos, mantendo-os sempre hidratados. Aplicações frequentes de soro fisiológico no nariz da criança também ajudam muito, e combatem o ressecamento do nariz.

Higiene é fundamental

É fundamental realizar a limpeza frequente dos filtros do ar condicionado, principalmente nos quartos infantis. A higienização deve ser feita uma vez por semana para remover poeira, impurezas, bactérias, fungos e ácaros acumulados no interior do aparelho.

Já a limpeza mais profunda e a manutenção preventiva, que deve ser feita por um técnico especializado, deve ser realizada a cada seis meses, especialmente nos aparelhos instalados no quarto do bebê.

Evite mudanças bruscas de temperatura

Choques térmicos de qualquer espécie são perigosos para o bebê. Após um banho quente, não exponha a criança a ambientes muito frios. Só a coloque no quarto refrigerado quando estiver totalmente vestida (com roupas fechadas, mangas e calças longas, mas de tecidos leves e confortáveis) e com os cabelos totalmente secos. Após introduzir a criança no quarto refrigerado, não a coloque diretamente em frente ao ar condicionado.

recomendação é de que o ar frio não deve ser direcionado para o berço ou para a cama, e sim para outros pontos, como a cabeceira ou a parede paralela ao local onde a criança irá dormir. Assim, o ideal é instalar o ar longe do berço, na parede oposta e nunca próxima à cabeça.

O ar deverá ser renovado todos os dias

Não deixe o quarto fechado o dia todo. Ao menos uma vez ao dia, desligue o aparelho e abra portas e janelas para renovar o ar do ambiente. Deixe também entrar luz natural, o que vai tornar o espaço mais agradável e saudável. A luz do sol e o ar fresco são essenciais para melhorar o humor, a disposição e a saúde, pois mantém afastados o mofo e o bolor.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.