Arquitetura hospitalar: um "ar" mais acolhedor!

Mas, não é tão simples: é preciso estudo profundo e diálogo correto entre os profissionais.
Compartilhe:

Por Gisele Furquini *

Se outrora a sociedade encarou o edifício hospitalar como um local de doença, morte e angústia, hoje a arquitetura hospitalar tem ganhado um novo foco: a cura. Para quebrar este paradigma, arquitetos especializados englobam em sua diretriz, além do estudo dos fluxos, assepsia e tecnologia, a importantíssima ambiência e humanização, dando ao hospital um "ar" mais acolhedor, fugindo do tradicional padrão.

É muito comum encontrar atualmente hospitais coloridos, onde jardins se adentram nos locais de recuperação e há ambientes com temas infantojuvenil.

Todavia, para se chegar a esta harmonia é necessário estudos profundos e o correto diálogo entre profissionais da saúde e de arquitetura e engenharia, além de estarem atentos ao RDC 50 - Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde e à NBR 9050 - Acessibilidade a edifcações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Hospitais são dinâmicos e se atualizam constantemente por conta do avanço da medicina, portanto o projeto da edificação deve ser planejado de tal maneira que possibilite futuras mudanças, sendo importante adotar soluções que permitam a alteração de layout, como paredes drywall.

Também é importante que o hospital trabalhe com a ferramenta de gestão chamada Plano Diretor aliada ao Planejamento Estratégico, visando o futuro da edificação.

Já a especificação de materiais deve estar de acordo com a criticidade de cada ambiente, por exemplo, ambientes críticos tais como Centro Cirúrgico e UTI's devem possuir revestimentos de paredes, teto e piso resistentes à lavagem e ao uso de desinfetante, assim como uma superfície monolítica, com o menor número de frestas e ranhuras possível. O uso de divisórias, forros removíveis e instalações aparentes não são permitidos.

A participação de um arquiteto experiente no aprimoramento dos espaços de saúde resulta em projetos belos, sim, mas também úteis, funcionais e preparados para as novidades do futuro. Procure o escritório Gisele Furquini - Arquitetura e Design, especializado em Arquitetura Hospitalar.

Curta a fanpage. Clique AQUI

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.