O presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Marília, Joel Rocha, disse nesta tarde (06) que a entidade e os próprios servidores estão aguardando a nova regulamentação que deve ser elaborada pela Prefeitura com relação às no plano de saúde. De acordo com o Executivo, por determinação do Tribunal de Contas a partir de 2016 os funcionários irão negociar diretamente a contratação dos serviços.
"A associação recebeu ofício da Prefeitura sobre essas alterações, mas sem essa regulamentação fica difícil ter um posicionamento", explicou Joel. Hoje, são cerca de 7.700 pessoas (entre titulares e dependentes) que possuel planos de assistência médica com a Unimed.
Joel Rocha: aguardamos regulamentação
Pelo atual formato, a Prefeitura desconta uma parte do servidor e complementa o restante. O valor é encaminhado a Associação dos Servidores que faz o repasse à Unimed. "O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo entendeu que essa forma de contratação é incorreta, orientando a firmar o contrato de forma direta com o servidor, ou seja, caberá ao funcionário escolher o plano que mais lhe interessa e assinar a contratação", diz a nota distribuída pela Prefeitura à imprensa.
COMO VAI FICAR?
De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha, a partir de 2016, a Prefeitura vai enviar o dinheiro diretamente para os servidores. Recebendo o boleto em casa, o funcionário terá poderá pagar o plano contratado.
Segundo o secretário municipal de Economia e Planejamento, Rodrigo Zotti, estes ajustes sugeridos pelo Tribunal de Contas vão permitir uma maior democratização dos serviços oferecidos ao servidor municipal.
“Hoje, já temos um plano empresarial. Esta recomendação do Tribunal de Contas vai possibilitar que o servidor também consulte outras operadoras de planos de saúde, buscando mais vantagens para a sua família”, frisou Zotti.
De acordo com Joel Rocha, com a regulamentação o servidor terá condições de analisar qual o sistema mais vantajoso, ou seja, manter um plano corporativo ou até mesmo alguma outra empresa que possa oferecer um valor mais vantajoso, mesmo sendo de forma individual. Ele explica que para a Associação dos Servidores não será afetada porque, segundo ele, hoje todo valor arrecadado com o plano de saúde é repassado integralmente à Unimed. "Nós da associação só temos de arrecadação a mensalidade", observou.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288