Benefícios do convívio entre crianças e animais

É preciso cuidados e atenção redobrados no fortalecimento das relações.
Compartilhe:
Muitas vezes eles estão nas famílias antes mesmo das crianças aparecerem. Outras, são inseridos para oportunizar o convívio dos pequenos e fomentar as primeiras noções de cuidados e vínculos afetivos.

Os animais domésticos, frequentemente, estão presentes nos lares brasileiros, mas para conviver com crianças, eles exigem cuidados e atenção redobrados para que haja o estabelecimento de uma relação saudável para os bichos e para os pequenos.

É preciso se atentar a várias coisas, uma delas, por exemplo, é saber o temperamento do animal antes de colocá-lo perto da criança, e antes mesmo da chegada do bebê, preparar o animal, para esse momento não ser ruim.

Para os bichos de estimação, é importante efetivar cuidados relacionados como manutenção da vacinação, o controle da vermifugação, ter hábitos de banho, tosa e limpeza em geral, além de se preocupar com a oferta de uma boa ração e idas rotineiras ao veterinário para manter o animal sempre saudável.

Já para os cuidadores, sejam adultos ou crianças, a higienização pessoal deve ser levada a sério. São com essas medidas simples, que o equilíbrio entre cuidados e deveres com animais é buscado nas atividades diárias.

Para quem já tem algum animal em casa e se prepara para receber um filho, a dica é ir educando o animal para que ele também se prepare para a chegada da criança. Respeitando os espaços e a presença do bebê.

Ao escolher um animal para introduzir na família, a mãe também deve pensar em uma opção que ela goste. Pensar se tem tempo para o animal, porque tem os custos que ele acarreta, a responsabilidade de criar. Não é só porque a criança vai desenvolver com a presença de um animal de estimação, que é preciso inseri-lo sem pesar as responsabilidades.

Cães e gatos são os mais comuns entre os bichos de estimação. 44,3% dos domicílios do país possuem pelo menos um cachorro e em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios possuem pelo menos um.

 
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.