Vítima jogava bola e passou mal. Bombeiros de folga fizeram massagem e desfibrilador evitaram tragédia
Um advogado aparentando 50 anos foi salvo neste fim de semana em Marília graças a ação rápida de dois Bombeiros que estavam de folga e também o uso do desfibrilador. A vítima estava jogando bola num tradicional clube de campo quando passou mal. Ela permanece internada em observação.
Nesta tarde (15) o sargento May (um dos heróis ao lado do cabo Crispin) relatou ao portal Visão Notícias.com, detalhes de como conseguiu ressuscitar a vítima que estava em parada cardíaca. No campo de futebol do clube estava sendo disputado um campeonato de futebol master (acima de 40 anos). Ele estava de folga acompanhando a partida quando notou que o advogado "dobrou" as pernas e caiu desacordado.
Imediatamente foi iniciada a massagem cardíaca com ajuda do cabo Crispin que também estava aproveitando o fim de semana com a família no clube. "Foram cerca de cinco minutos de massagem até que o pessoal do clube trouxe o desfibrilador (comprado depois que houve um caso semelhante)", disse o sargento May.
Foi necessária apenas uma carga para que o coração do advogado voltasse a bater. O desfibrilador é um equipamento utilizado na parada cardiorrespiratória com objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco.
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e também a UTI Móvel do SAMU (USA) foram acionadas e quando chegaram ao local a vítima já tinha recobrado a consciência. Mesmo assim foi levada ao hospital, onde permanece internada em observação. Só deve ter alta amanhã.
ATLETAS DE FIM DE SEMANA - O sargento May alerta para o perigo dos chamados "atletas de fim de semana", ou seja, pessoas sedentárias que só fazem algum tipo de atividade física nos fins de semana. No dia da partida que quase causou a morte do advogado, por exemplo, estava fazendo muito sol e calor.
Normalmente essas pessoas não possuem uma preparação física adequada e desejam descontar, aos sábados e domingos, os maus hábitos acumulados com o sedentarismo e a alimentação rica em gordura.
Para eles o final de semana é hora de recuperar o tempo perdido praticando, intensamente, alguma atividade física. É aí que mora o perigo. A pelada de sábado com os amigos, a corrida na orla e o levantamento de peso pode causar desde uma simples dor lombar a sérias lesões na musculatura e, em casos mais graves, levar ao infarto.
DICAS IMPORTANTES - Antes de começar uma atividade, uma avaliação médica profissional é indispensável. Se seu médico ou o da academia recomenda que você faça 30 minutos de bicicleta três vezes por semana, não decida por conta própria começar uma aula extra de pilates.
A prática regular de exercícios – aeróbicos de quatro a cinco vezes por semana e de fortalecimento muscular duas vezes por semana – reduz a hipertensão, diminui o risco de sofrer infarto e aumenta a longevidade.
Só não podem ser feitos a esmo. Se você anda em débito com seu cardiologista, não adianta querer pagar a conta com a boa forma de uma vez só. O preço pode ser muito alto.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288