“A prevenção é sempre a melhor alternativa. E quando se trata da segurança coletiva nosso cuidado tem que ser ainda maior”. A afirmação foi feita pela diretora do Grupo Calcular e síndica profissional, Maria Thereza Brandão Lima, ao comentar o trabalho de orientação que sua empresa realizará junto aos síndicos sobre a manutenção dos para-raios instalados nos edifícios.
Na manhã desta sexta-feira, ela acompanhou a vistoria realizada pelo engenheiro eletricista Reginaldo Colantônio em um condomínio residencial de 16 andares na região central de Marília, juntamente com o supervisor Marcos Leme Seis Dedos.
Com equipamentos de proteção, equipamento é avaliado
“Neste condomínio administrado pela Calcular eu também sou síndica”, explicou, assinalando que nas reuniões mensais do Conselho, formado pelos moradores, o tema segurança é um dos mais valorizados.
Embora a maior parte dos edifícios disponha de para-raios, poucos recebem as vistorias periódicas para verificação do seu correto funcionamento. Este é um trabalho realizado por engenheiro eletricista que realiza a medição ohmica da malha de aterramento, fornecendo a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) segundo o que determina a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
De acordo com o engenheiro Reginaldo, “temos que certificar que o sistema de proteção contra descarga atmosférica está funcionando corretamente e não tem nenhum cabo interrompido, nenhuma corrosão que se instalou no cabo de descida. Fazendo essa medição, a gente averigua que o sistema está funcionando”, frisou.
Engenheiro durante medição em prédio do centro
Ele observou que “no caso de uma descarga elétrica, o caminho mais rápido é o cabo de descida do para-raios e não a estrutura do edifício. Essa inspeção que fazemos é válida para detectar se o cabo está funcionando e se o sistema está perfeito”.
Caso haja desconformidade, quando um raio atingir o prédio, “ele vai se espalhar na estrutura de concreto armado e pode danificar a fundação e, o surto de tensão sendo tão alto, vai danificar os equipamentos elétricos mais próximos”, além de poder causar fissuras e rachaduras.
HISTÓRICO
O Brasil é um dos países com maior incidência de raios. No mundo, são registradas 360 mil descargas atmosféricas por hora. Os raios procuram os lugares mais altos e duram menos de um segundo atingindo árvores, torres de igreja, antenas de TV, edifícios etc. O para-raios protege a estrutura e as pessoas. Mas, dependendo da intensidade, as descargas podem afetar portões eletrônicos, centrais telefônicas, comandos de elevadores etc.
Engenheiro e auxiliar vistoriam para-raios de edifício.
A diretora do Grupo Calcular finalizou informando que a administradora condominial está contatando os síndicos para que autorizem a realização das vistorias, anualmente, mediante a contratação de profissionais especializados: “Com quase 30 anos de fundação, a Calcular se preocupa em se antecipar às necessidades dos clientes. Esse é mais um trabalho que realizamos, preventivamente”.
A Calcular localiza-se em prédio próprio à Rua Goiás, 161 em Marília/SP. Telefone (14) 3402-3200. Saiba mais em www.calcularmarilia.com.br/noticias Contatos: atendimento@calcularmarilia.com.br
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288