Aproximadamente 100 profissionais do Grupo Calcular, que atuam em portarias de condomínios residenciais e comerciais, participaram de dois dias de capacitação na sede da empresa, nesta semana. Foram abordados aspectos como os cuidados com a segurança no gerenciamento de acesso aos prédios, a atenção ao cumprimento rigoroso de protocolos em situações de emergência, o relacionamento com condôminos, visitantes e prestadores de serviço, entre outros.
Thereza Brandão e Célia Ribeiro
Nos dias 26 e 27, a gerente do Grupo Calcular, jornalista Célia Ribeiro, conduziu o encontro com os colaboradores apresentando uma análise das estatísticas que apontam o aumento nos casos de furtos e roubos a condomínios não apenas nos grandes centros, como no interior do País. "A tendência é pensarmos que, vivendo em uma cidade de porte médio, relativamente tranquila, nada de mal vai acontecer. Por isso, foi muito importante apresentar os dados sobre as ocorrências e evidenciar que se seguirmos os protocolos dos treinamentos de portaria estaremos mais protegidos", afirmou.
Conforme disse, "quando apresentamos as maneiras criativas que os invasores usam para entrarem facilmente em um condomínio, às vezes há quem duvide. Na capacitação, foram exibidos vídeos mostrando o certo e o errado na conduta dos profissionais da portaria, deixando claro que ao menor vacilo pode ter uma ocorrência grave".
A gerente da Calcular observou que "a empresa conta com colaboradores muito experientes, que estão conosco há muitos anos, alguns mais de 20 anos. Mas, mesmo quem está muito acostumado com o trabalho precisa ser lembrado que não podemos abrir a guarda porque em uma hora de distração os aproveitadores estarão à espreita".
Célia Ribeiro explicou que "foram abordados temas baseados em sugestões de nossos síndicos e, também, daquelas apresentadas pelos moradores durante as assembleias. Reunimos os tópicos mais comuns para realizarmos uma exposição de maneira clara e objetiva para que todos pudessem compreender e levar essas informações para seus postos de trabalho".
Neste sentido, prosseguiu: "Na parte da qualidade do serviço prestado, nosso foco foi a proatividade. Ou seja, de como é valioso nos anteciparmos às necessidades garantindo a solução dos problemas na fase inicial".
Para a diretora do Grupo Calcular, Maria Thereza Brandão Lima, a capacitação atingiu os objetivos: "No sábado passado tivemos a capacitação das equipes de limpeza e zeladoria. E nesta semana foi a vez dos porteiros. Essa é uma prática da nossa empresa para atualizar nossos colaboradores e continuarmos prestando um serviço de qualidade. Atualmente, além da administração condominial, temos a terceirização de mão-de-obra em portaria, limpeza, zeladoria e jardinagem que demandam uma atenção permanente".
A empresária lembrou que a Calcular conta com uma equipe de supervisores que realizam vistorias duas vezes por semana em cada condomínio e o plantão 24 horas para atender emergências: "Nos encontros com os porteiros, foi importante a presença dos supervisores que tiveram a oportunidade de conversarem sobre os problemas mais comuns. Cada um em sua função trabalhando para o bem dos condomínos", finalizou.
SERVIÇO - O Grupo Calcular localiza-se à Rua Goiás, 161, em Marília. Além de administração condominial e terceirização de mão-de-obra, oferece a portaria remota Porter do Brasil, com exclusividade para Marília.
Informações: (14) 3402-3200 atendimento@calcularmarilia.com.br e marilia@porterdobrasil.com.br Para saber mais sobre a empresa, acesse: www.calcularmarilia.com.br/noticias.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288