Depois de muita expectativa e polêmicas, os vereadores da Câmara de Marília devem votar hoje o projeto de lei que busca a legalização de rodeios em Marília, ou seja, serem enquadrados como “atividades esportivas” e trata os peões como “atletas”. A sessão começa às 17h, mas a votação dos projetos só deve acontecer no início da noite.
O projeto é de autoria do vereador Evandro Galete. Ele afirma que a lei apenas regulamenta em Marília a legislação federal que reconheceu rodeios como patrimônio cultural. O artigo primeiro do projeto “elava o rodeio e demais modalidades como patrimônio cultural imaterial com finalidade esportiva” e além do rodeio inclui montarias, provas do laço, apartação, o bulldog, provas de rédeas, provas dos três tambores, paleteada, hipismo e demais modalidades.
A regulamentação deve envolver também outras provas, como o “Bulldog” (competição em que o peão a cavalo precisa perseguir um bezerro e derrubá-lo com as mãos). A prova é praticada em Barretos e outras grandes competições do gênero, como o rodeio de Jaguariúna.
O projeto recebeu as assinaturas do autor e dos vereadores Professora Daniela, Albuquerque, Luiz Eduardo Nardi, Wilson Damasceno, João do Bar, Danilo Bigeschi e Maurício Roberto. Entre as comissões do Legislativo existe polêmica, com pareceres divergentes (contra e a favor). Com isso, a decisão final caberá ao plenário da Câmara.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288