Capacete: ele só protege se você souber usar

Além das consequências legais (multa e suspensão do direito de dirigir), quem não usar o equipamento pode se machucar feio, e até morrer.
Compartilhe:
Será que a lei foi feita para multar? Como foi que nasceram as leis de trânsito?

Inúmeros especialistas colaboraram com os legisladores para a criação do Código de Trânsito Brasileiro, você sabia que muita gente ainda não o segue porque acredita que, se o guarda não ver, nada acontece com ele?

Pois é, o que menos se pensa é que a própria vida está em jogo, principalmente no que diz respeito ao uso do capacete.

Além das consequências legais (multa e suspensão do direito de dirigir), quem não usar o equipamento pode se machucar feio, e até morrer. Convidamos você para seguir viagem com a gente neste texto para aprendermos um pouco mais sobre como isso ocorre e como evitar.

O capacete oferece proteção ao impacto direto, pois protege a estrutura do crânio e o cérebro, minimizando a ocorrência de traumatismos crânio-encefálicos. Pacientes com traumas pela falta de uso de capacete têm a possibilidade de contrair maiores problemas neurológicos com sequelas, como a paralisia, déficits motores e alterações de fala.

O acidentado também pode apresentar dificuldades de cognição e compreensão, distúrbios de memória e alterações de fala.

Pelo menos 50% de quem conduz motocicletas no perímetro urbano já sofreram algum trauma. O fato de serem geralmente em membros inferiores mostra que o uso do capacete tem evitado danos maiores.

Como a frota de motocicletas tem aumentado exponencialmente, a tendência é que casos graves só aumentem, caso os motoristas não se tornem mais cuidadosos e conscientes no trânsito.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.