Lago em Ourinhos virou lar de muitas capivaras
A população dos animais está crescendo e dividindo a opinião dos moradores. Alguns defendem a permanência dos bichos como atrativo turístico, mas outros acham que eles ameaçam a saúde das pessoas e dos animais de estimação.
O lago é morada de outros animais, como os gansos, mas são elas que estão gerando polêmica entre alguns moradores.
As pessoas temem pela existência do carrapato estrela nas capivaras, que transmite a febre maculosa, ou doença do carrapato para os cachorros que frequentam o lago. E até mesmo para as pessoas que fazem caminhada pelo local.
A noite os animais caminham de um lado para o outro na rua, o que pode causar acidentes por conta dos carros que passam pela via.
Muitos moradores param para observar as capivaras. Em um ponto do lago existe uma tela de proteção para impedir que as pessoas cheguem perto dos animais. A Vigilância Epidemiológica da cidade informou que até agora a cidade não registrou nenhum caso de febre maculosa ou doença do carrapato no município.
O veterinário Marcelo Nisiguchi confirmou que não existem casos da doença na cidade nem em humanos e nem em animais. No entanto, disse que se houver um controle não há impedimento para que as capivaras continuem pelo lago.
A polêmica foi debatida em audiência publica, mas não foi definida nenhuma atitude.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288