Casa colorida, por que não?

Uso com técnicas corretas, ambientes coloridos podem se tornar mais agradáveis. Leia artigo da arquiteta Gisele Furquini.
Compartilhe:

Por Gisele Furquini*

Já pensou em utilizar cores fortes para a fachada da sua casa ou para ambientes internos como amarelo ou vermelho? Se a resposta for não, é que provavelmente você pensou no desconforto visual que essas tonalidades podem causar. O fato é que se forem utilizadas adequadamente e com o auxílio da cromoterapia, o resultado pode ser muito agradável, além de deixar a edificação com uma cara muito mais moderna.

A importância das cores na arquitetura e na nossa vida são evidentes. As cores são fenômenos ópticos e dependem da luz para existirem e também são fatores determinantes da forma como nos relacionamos com o meio ambiente e o que ele nos transmite. As cores não são meramente elementos decorativos, são considerados como elementos da própria arquitetura, assim como a luz natural.

Covent garden, Londres.

Os estudos de cromoterapia demonstram que as cores podem influenciar nosso organismo, auxiliando ele a se harmonizar, equilibrando nossas emoções, corpo e mente. A escolha adequada das cores pode transformar um ambiente valorizando não só aquilo que os olhos vêem, mas também promove uma experiência sensorial única.

A cor vermelha é quente, viva, agressiva, sensual e estimula os instintos. Ela atua no sistema circulatório, acelerando o fluxo sanguíneo. Deve ser utilizada com moderação e em ambientes de curta permanência.

O laranja possui a luminosidade do amarelo e a excitação do vermelho. Representa alegria e felicidade, pois dá a sensação de bem-estar e melhora a autoestima. Além disso, estimula a comunicação e o apetite, porém quando em excesso pode causar rebeldia e descontentamento.

Que tal uma cozinha com tons amarelos?

Já a cor amarela irradia luz, brilho, calor, vida, alegria, riqueza. Atua diretamente nas atividades mentais, além de ajudar a limpar as impurezas do sistema linfático e fornecer energia para as funções intestinais.

O verde é calmo, equilibra as emoções. É a cor que menos fadiga a vista, é o equilíbrio entre o calor e o movimento do amarelo e a estática e a frieza do azul. Ele estimula o crescimento e o sistema imunológico, sendo muito utilizado em quarto de crianças e em hospitais.

Centro de Esportes e Lazer de St. Cloud na França, 2010

O azul é a cor ligada a água e, assim como o verde, é calmante e transmite serenidade, mas pode ser ligeiramente estimulante quando utilizado em muita quantidade. Os tons de azul podem ajudar a acalmar a dor e estimular a criatividade, assim como a harmonia entre corpo e mente, por isso também é bastante utilizada na decoração de quartos, escritórios e consultórios médicos.

A cor violeta (ou lilás) está ligada a espiritualidade e a harmonia dos órgãos do corpo. Para a cromoterapia, essa também é a cor da purificação, que transforma energias negativas em positivas, mas quando utilizada em excesso ou em tonalidades escuras leva a introspecção. Os tons de violeta podem ser utilizados em todos os cômodos, pois é uma cor que faz muito bem a saúde.

O branco é luz, pureza, transmite uma sensação de paz, tranquilidade de espírito, bem-estar. É a presença de todas as cores. O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude e claridade para espaços muito pequenos e escuros. Mas cuidado: um ambiente todo branco, dependendo da pessoa, pode trazer muita calma e tranquilidade e, para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza até exagerada.

A cor preta e cinza é a oposição da luz, portanto na cromoterapia não é utilizada. Todavia, esses conceitos servem como parâmetros, na verdade deve se levar em consideração à aplicação. Exemplo: tamanho do objeto, textura, meio de aplicação.  Em doses certas, dá a sensação de classe e requinte.

______________________________

*Quer utilizar a cromoterapia em sua casa, comércio ou clínica? Procure o escritório Gisele Furquini – Arquitetura e Design e deixe seus ambientes modernos e funcionais.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.