Entrega teve homenagem especial a Yvone Gonçalves
Foi inaugurado o prédio do Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) "Profª Yvone Gonçalves", na Avenida Pedro de Toledo nº 788, na manhã desta quinta feira. A solenidade contou com um grande número de autoridades da Educação, Saúde, Câmara Municipal e outros setores.
As equipes trabalhavam separadamente na Secretaria da Educação e na Unimar e os pais reclamavam da distância. O sonho de unificar o atendimento para crianças com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem num só espaço, envolvendo os setores da Educação e Saúde.
No total, 442 crianças, até os 11 anos de idade, estão tendo o atendimento, sendo 180 no prédio inaugurado, no contra-turno escolar, numa retaguarda importante contra transtornos de aprendizagem, deficiência sensorial, física ou cognitiva; transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades.
Cada criança tem atendimento duas vezes por semana e isso envolve também a família. A equipe é formada por psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, assistente social e terapeutas ocupacionais.
As adequações no prédio foram fundamentais para o aperfeiçoamento do atendimento. Os profissionais dão total apoio a 63 alunos com deficiência física, 49 com deficiência intelectual 43 com transtorno do espectro autista, 36 com múltiplas deficiências, 30 com Síndrome de Down, 28 com deficiência auditiva, 99 sob suspeita de algum tipo de problema, dentro da hipótese diagnóstica; 80 com adequação curricular, 7 com outros transtornos e 7 com deficiência visual.
No total, 362 crianças com algum tipo de deficiência estão matriculadas nas escolas da rede municipal, todas com acompanhamento pelo CEMAEE, uma vez que as equipes de profissionais percorrem as unidades de ensino.
O presidente da Câmara Municipal, Luiz Eduardo Nardi, destacou o compromisso e atitude do prefeito em relação à Educação. “O exemplo está aqui. Uma equipe multidisciplinar de alta qualidade para a retaguarda às crianças com necessidades especiais. Marília, com isso, é modelo na estrutura para esses alunos e seus familiares”, destacou Nardi.
Educadora Yvone Gonçalves é homenageada
Ainda na inauguração do Centro Escola, houve uma homenagem especial para Yvone Gonçalves, falecida em 2008, aos 73 nos de idade. Depois de 29 anos dedicados à rede municipal de ensino (foi professora nas Emeis “Principe Mikasa” e “Monteiro Lobato” e diretora das Emeis“Sítio do Pica Pau Amarelo e “Monteiro Lobato”), ela participou também do processo de criação dos colégios Água Viva e Coopem (foi a primeira diretora pedagógica). Depois, criou sua própria escola, o Colégio Nova Aliança.
A filha de Yvone, Simone Gonçalves dos Santos Ferreira, falou aos presentes relembrando a grande dedicação da mãe à Educação de Marília e agradeceu emocionada pela homenagem à professora.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288