Cerest ganha nova estrutura para melhor atendimento do trabalhador

Unidade foi reformada e ampliada para melhorar atendimento na área da saúde.
Compartilhe:

A Prefeitura entregou a reforma e ampliação da sede do Cerest, Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, na rua Sergipe nº 895. Segundo a supervisora Luciana Caluz Carvalho Pereira, o investimento foi de quase R$ 200 mil e será muito importante para um melhor atendimento da classe trabalhadora.

O Cerest tem a função de educação preventiva,  assistência e vigilância em benefício dos trabalhadores.  Pode ser utilizado pelos empregados com carteira assinada ou não. Devem procurar o atendimento numa Unidade Básica de Saúde e, se for o caso, haverá o encaminhamento para o centro. Os profissionais que atuam são enfermeira do trabalho, enfermeira assistencial, engenheiro do trabalho, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico clínico geral/acupunturista, médico ortopedista, psicóloga, técnico em enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho e terapeuta ocupacional, além de auxiliares de escrita e serviços gerais. Trata-se de uma equipe altamente compentente”, comentou Luciana.  

Também há ação da Cist (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador). Uma vez por mês, representantes de sindicatos e da saúde se reúnem para debater o tema, visando adotar ações para combater o problema.

De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha, a nova estrutura do Cerest  faz parte do investimento de quase 30% do orçamento em saúde pública.

Já o secretário da Saúde, Danilo Bigeschi, lembrou que Marília é uma importante cidade industrial com destaque também na construção civil."O Cerest tem sido fundamental na prevenção aos acidentes e doenças do trabalho, com a função assistencial e fiscalizadora. Goza de total credibilidade perante patrões, empregados e sindicalistas. Daí a importância de seu crescimento”, comentou.

 O Centro desenvolve um programa de atenção básica, especializada e hospitalar, mantendo um alerta especial de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. O trabalho é preventivo. Os fiscais quando visitam as empresas, exigem vários documentos, que precisam estar sempre atualizados.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.