Os ovos de Páscoa, tradicionais no feriado deste domingo, podem ser compartilhados com qualquer membro da família, menos um: os animais de estimação. É que o chocolate, pode prejudicar a saúde dos animais. De acordo com uma pesquisa do American Chemical Society, isso se deve à existência de uma substância presente no cacau, a teobromina, que não é bem digerida pelos cães e acaba afetando o sistema nervoso do animal.
Em um vídeo, especialistas da organização disseram que a ingestão da teobromina pode provocar crises alérgicas, vômito e diarreia, e, em casos mais graves, corre-se o risco de intoxicação que pode ocasionar dificuldade locomotora, excitabilidade e até mesmo convulsões. Como substitutos nessa Páscoa, os chocolates para cães, vendidos em pet shops, são ideais.
Em Marília, a professora Claudia Bonini, da clínica veterinária "Da Professora", divulgou uma mensagem pelas redes sociais alertando para esse perigo e orientando às pessoas para que fiquem atentas, evitando dar chocolate ao seu animal de estimação.
Nos cachorros, a reação pode variar entre aumento da temperatura corporal e dos batimentos cardíacos até diarreia e vômito. Já nos gatos, os problemas podem ser mais graves e levar até à morte.
É importante salientar que os pets não conhecem o sabor do chocolate, por isso os donos não devem, em hipótese alguma, oferece-lo ao animal. Assim como um diabético não pode ingerir doces, cães e gatos também não podem comer chocolate.
O grande problema é que o sabor adocicado é, em geral, agradável ao paladar dos pets. Ou seja, se o dono ceder e o animal ingerir o alimento, muito provavelmente ele irá gostar e sempre pedirá mais, ou seja, é quando o perigo se instala e o proprietário do pet perde a noção da quantidade concedida ao bichinho.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288