A Câmara Municipal de Marília, através de seus vereadores, homenageou o Colégio Sagrado Coração de Jesus pelos 80 anos de fundação, durante sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (13). Dirigida pelo presidente do Legislativo, engenheiro Luiz Eduardo Nardi, a solenidade contou com a presença dos vereadores Sônia Tonin, José Bássiga da Cruz, José Expedito Capacete, Cícero do Ceasa e Samuel da Farmácia.
Também estiveram presentes: o chefe de Gabinete da Reitoria da Univem e membro da Comissão de Registros Históricos de Marília, Ivan Evangelista Jr, Paulo José de Matos, representando o Hospital Espírita de Marília, Regina Vilela Lopes, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marília, Manoel Joaquim Pires, cônsul honorário de Portugal, Padre João Carlos, da Paróquia São Miguel, representando a Cúria Diocesana, Irmã Marisabel Leite, superiora local representando o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração, Irmã Vilma Rubio de Lima, diretora administrativa do colégio, além de outras religiosas que foram homenageadas, professores, pais e alunos.
TRAJETÓRIA - Autor do requerimento que deu origem à homenagem, o presidente Nardi fez um pronunciamento destacando a trajetória do colégio, desde 1934, até os dias atuais. Ele lembrou que a história do “colégio das freiras, como era conhecido, se confunde com a história de Marília”, assinalando o valioso papel da instituição na formação educacional, moral e ética de milhares de cidadãos não só de Marília, como de outros municípios, que passaram pelos seus bancos escolares.
“Em todos esses anos, a solidariedade e o compromisso com a educação de qualidade nortearam as ações da instituição. Em 1948, foi instalada uma turma, tipo rural, voltada a alunos de baixa renda. E em 1955 foi inaugurada a escola gratuita ‘Divina Providência’, na Vila São Miguel, como campo de estágio para as normalistas. Da mesma forma, em 1966, foi aberto o curso noturno para alfabetização de adultos”, prosseguiu o presidente.
Nardi destacou os avanços da instituição ao longo dos anos e sua atual estrutura que o coloca como uma das melhores escolas do interior. “Com corpo docente de excelente qualidade, estrutura física modelar e bases sólidas, o Colégio Sagrado Coração de Jesus de Marília chega aos 80 anos contribuindo para a formação educacional de milhares de alunos que aprendem, no dia-a-dia, a aplicar os princípios de solidariedade e vivência cristã”, assinalou.
HOMENAGENS - Logo após a exibição do filme, sobre a história do Colégio Sagrado Coração de Jesus, houve a entrega de cartões de prata comemorativos. Inicialmente, Irmã Marisabel Leite recebeu a honraria em nome da instituição. Em seguida, os vereadores entregaram cartões de prata à Irmã Analice Rocha (diretora pedagógica), Irmã Vilma Rubio de Lima (diretora administrativa), novamente à Irmã Marisabel Leite (superiora local do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus), à Irmã Ercília Milano e à Irmã Laurinda Paulin por suas contribuições ao colégio.
Irmã Marisabel Leite faz pronunciamento durante a solenidade na Câmara Municipal.
Falando em nome do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, a Irmã Marisabel Leite fez um pronunciamento emocionado: “Conviver com Marília e região, através da educação como obra de amor, sempre foi o pilar que nos fundamenta para uma trajetória de busca, desafios, sucessos e realizações. Nossa obra é daquele que é a razão de todas as coisas e que nos ensina a pedagogia do amor: Jesus Cristo. Gratidão é o sentimento que norteará sempre nossas ações”.
Ela citou a importante contribuição “de nossos colaboradores, docentes e administrativos, que atuam ou já atuaram em nosso quadro de profissionais”. Irmã Marisabel prosseguiu afirmando que “somos um time forte, coerente, coeso, formado por pessoas que estão envolvidas na educação como obra de amor. Amor por cada uma, por cada um”.
METODOLOGIA DE ENSINO - Elogiando a qualidade do sistema de ensino utilizado, a religiosa ressalvou, entretanto, outro diferencial da “Sagrada Rede de Educação: nossa missão é oferecer uma educação acadêmica e cristã que assegure a formação de cidadãos reflexivos, autônomos, éticos, criativos, solidários e socialmente responsáveis. Valores do Evangelho garantem à comunidade educativa a vivência da fé, da justiça, do respeito, do perdão, da fraternidade, da esperança, da sensibilidade e do amor a Deus e ao próximo”.
Irmã Marisabel lembrou que “ser educador, nos dias de hoje, é repetir os votos de comprometimento com a vida do próximo, assim como fez nossa querida inspiradora Madre Clélia Merloni, em um momento histórico em que a vida do ser humano e de outros seres vivos do planeta tem sido vilipendiada das mais diversas formas; no momento em que as palavras mais mencionadas são sustentabilidade, acessibilidade e inclusão. É preciso ter fé na vida e na profissão que abraçamos mais como obra de amor do que da remuneração financeira paga no final do mês”.
PROFESSOR - A religiosa afirmou que “ser professor é, muitas vezes, abdicar da própria vida em benefício de almas pequeninas e jovens que encontram na escola o equilíbrio necessário à vida. Ser professor é ser escola. É estar aliada, comprometida e sintonizada com cada uma das famílias, com cada um de nossos alunos e alunas. Se dizemos que a primeira igreja é o lar, peço licença para acrescentar: a primeira escola é a família. Deste ponto de vista somos o conjunto, somos a harmonia”.
Concluindo, disse que compartilhava “com cada um de vocês, a honraria que o colégio recebeu nesta solenidade. Só nos foi possível ter sucesso nos 80 anos porque a comunidade que nos acolheu e nos acolhe acredita em nosso trabalho e nos dá forças para continuar”, lembrando das religiosas idosas que vivem na Bethânia, “nosso lar acolhedor, nossa casa de repouso e oração, onde estão muitas companheiras que dedicaram grande parte de sua vida religiosa na educação dos pequeninos. Meus respeitos e agradecimentos a todas elas”.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288