Colombianos são presos pela Polícia Federal em Marília acusados de agiotagem internacional

Compartilhe:

Dois colombianos foram presos em flagrante pela Polícia Federal, em Marília, acusados de agiotagem internacional e evasão ilegal de dinheiro. A PF prossegue nas investigações procurando identificar outros envolvidos na quadrilha que envolve outros países.

Pelo que foi apurado, os acusados foram presos quando abordavam as pessoas no interior do Esmeralda Shopping, entregando cartões oferecendo empréstimos, sem comprovação de renda ou consulta no SERASA. Além disso, os atrativos incluíam as menores taxas de juros e pagamento facilitado. Os pagamentos variavam de 10 a 20 parcelas "diárias".

Como era o golpe

No momento em que uma pessoa demonstrava interesse, os colombianos entravam em contato com os agiotas no exterior e pediam que fosse feita a remessa do dinheiro a ser emprestado.

Como normalmente o valor era depositado em dólar, eles usavam documentos de terceiros ("laranjas") ou da própria vítima para fazer o resgate numa casa de câmbio existente no próprio shopping.

Dessa maneira, eles não "apareciam" na transação e sem fiscalização de órgãos de fiscalização financeira, como Banco Central e COAF. O dinheiro era convertido em real, sendo entregue o valor à pessoa que aceitou fazer o "empréstimo".

A prisão...

Com ajuda de uma testemunha, que havia sido abordada pelos colombianos, os agentes federais conseguiram prendê-los em flagrante, inclusive apreendendo os cartões com a propaganda de "empréstimo". O esquema envolve outros países porque um dos acusados, ao usar do seu direito de "fazer uma ligação", pediu para que fosse mantido contato com uma pessoa em Chicago (EUA). 

Na audiência de custódia, eles acabaram sendo soltos após pagamento de fiança, devendo responder em liberdade pelos crimes de agiotagem e evasão de divisas.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.