Com opinião dividida da população, governo decide hoje se retoma horário de verão

Compartilhe:

O governo federal decide ainda nesta terça (15) se retoma ou não horário de verão neste ano. O argumento da volta é tentar diminuir um pouco a pressão da estiagem nas contas de luz dos brasileiros, que já estão sob a bandeira vermelha de patamar 2. Mas, divide opiniões entre a população.

A volta do horário de verão vem sendo estudada há mais de um mês por conta do aumento dos custos de geração de energia provocado pela estiagem que atingiu boa parte do país no começo deste segundo semestre.

De acordo com especialistas, a mudança no horário poderia ajudar a economizar energia em momentos críticos, mas a real efetividade tem sido questionada nos últimos anos.

No setor aéreo, por exemplo, a adaptação ao horário de verão exige um prazo mínimo de 20 dias, o que pode limitar a implementação da medida em curto prazo.

"Empate técnico"

A medida, no entanto, divide opiniões dos brasileiros de forma praticamente igual, ou seja, existe um "empate técnico", segundo uma pesquisa do Datafolha.

Pelo resultado, 47% são favoráveis à volta do horário de verão e os mesmo 47% são contrários, além de 6% se dizem indiferentes. O Datafolha apontou que a rejeição ao adiantar os relógios em uma hora vem crescendo desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2017.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.