Uma empresa com sede em Lins vai receber da Prefeitura de Marília o valor de R$ 729.577,44 durante seis meses, para combater o mosquito aedes Aegypti que combate a dengue e outras doenças. Essa terá que implantar seis equipes que terão como principal tarefa a nebulização, além de eliminação de criadouros.
A informação foi confirmada nesta tarde pela assessoria de imprensa que garantiu, entretanto, que essa verba é “carimbada”, ou seja, fundo específico, que não pode ser empregado em outra área, tendo sido realizada licitação pública para essa contratação.
A intensificação está prevista para seis meses, quando a curva de incidência tende a ser maior. Em 2017, a cidade registrou 24 casos de dengue, sendo que nas últimas semanas houve aumento das notificações com resultado positivo.
Mesmo com esse reforço, o trabalho será paralelo à outras atividades importantes, como intensificação nas visitas domiciliares e ações de bloqueio já realizadas pelas equipes municipais, bem como que os moradores façam a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito. É que cerca de 80% das larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, estão no interior dos imóveis e quintais.
NEBULIZAÇÃO - Conforme o protocolo do Ministério da Saúde, a nebulização só é feita em perímetros onde existem casos positivos.
Não se trata de um recurso de prevenção, com uso indiscriminado por toda a cidade, mas uma forma de bloqueio. A melhor forma de prevenção é a eliminação de criadouros, impedindo o mosquito de se reproduzir.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288