Combate à dengue: Prefeitura dobra número de equipamentos para intensificar nebulização noturna em Marília

Compartilhe:

Cidade está com mais de 6 mil casos confirmados da doença, nove mortes e outros 23 mil suspeitos.

A Secretaria Municipal da Saúde dobrou, a partir desta semana, o número de equipamentos de nebulização noturna, o conhecido “fumacê”, passando de dois para quatro, possibilitando que sejam feitos até 320 quarteirões por noite. O reforço ocorre no momento em que a cidade chegou a 6.137 casos confirmados, nove mortos e outros 23.796 pessoas com sintomas da doença (veja abaixo).

A ação, por determinação do prefeito Vinicius Camarinha, acontece por quatro semanas consecutivas em cada área, sempre a partir das 19h30 – em caso de chuva ou ventos fortes, automaticamente fica transferida para o dia seguinte. A nebulização noturna tem como objetivo eliminar a maior parte possível de mosquitos infectados para interromper a transmissão.

Essa intensificação na nebulização noturna foi possível graças a parcerias realizadas com a Unimar (cessão de um veículo), Maripav (um veículo), Cerest (um veículo) e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (um veículo). Já os quatro equipamentos de nebulização são de órgãos estaduais.

Para o sucesso da nebulização noturna, a população precisa colaborar, deixando as portas e janelas das residências abertas; e cobrindo alimentos, bem como comedouros e bebedouros dos animais, como proteção dos efeitos do inseticida.

Apoio da população

“Estamos fazendo tudo o que está ao alcance da Prefeitura para combater a dengue e assim cuidar das pessoas. Precisamos também que a população faça a sua parte, que é vistoriar o quintal da sua casa uma vez por semana, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e se transformar num criadouro do Aedes. Desta forma, venceremos essa batalha”, disse o prefeito Vinicius.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, lembrou que várias ações estão acontecendo simultaneamente com a nebulização noturna, entre elas, o mutirão de limpeza (Operação Cata-Treco), nebulização costal, instalação das Estações Disseminadoras (agora na zona norte) e com as visitas diárias dos agentes de saúde.

Casos de dengue em Marília

Pelo levantamento oficial do da Secretaria Estadual da Saúde (atualizado diariamente), Marília está com 
6.137 casos confirmados, nove mortos (mais 12 óbitos aguardando confirmação de exames) e outros 23.796 pessoas com sintomas da doença. Desse total, 8.816 pacientes já coletaram exames de sangue (aguardam resultados) e 4.551 exames foram descartados (negativos).

Pelo total de casos confirmados, Marília está com uma incidência de 3.572 casos a cada 100m mil habitantes (a média estadual é 919 a cada cem mil) e a letalidade atinge 0,15 contra 0,10 da média estadual.

Cronograma da nebulização:

  • Terça-feira (dia 8): Área 18 (unidades Castelo Branco/Palmital), Área 20 (Santa Antonieta III/Julieta), Área 10 (Alto Cafezal) e Área 17 (São Judas/Vila Nova/Vila Barros/Palmital). A área 10 está no ciclo 4 (quarta semana) e será encerrada agora. Já as áreas 17, 18 e 20 estão no ciclo 1 (primeira semana) e terão a nebulização noturna também nos dias 15, 23 e 29 de abril.
  • Quarta-feira (dia 9): Área 21 (unidades do Jardim América/Bandeirantes), Área 11 (Alto Cafezal II), Área 14 (São Miguel II) e Área 19 (Castelo Branco/JK). A área 11 está no ciclo 3 e terá ação também no dia 16 de abril. Já as áreas 14, 19 e 21 estão no ciclo 1 e receberão o “fumacê” também nos dias 16, 24 e 30 de abril.
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.