O constrangimento pode estar ligado ao estresse, má higienização e problemas gástricos
O mau hálito é um dos problemas de saúde bucal mais desagradáveis. Tanto para quem sofre desse mal quanto para quem convive com alguém com o problema.
Andar com escova e pasta de dente na bolsa, escovar os dentes direitinho depois de todas as refeições e passar o fio dental, muitas vezes não resolve.
A halitose, nome científico do desagradável mau hálito, é o odor lançado pelos pulmões. Geralmente, é percebido primeiramente por outras pessoas e não por quem possui o sintoma.
O portador que desconfia do mau cheiro, ou é alertado por alguém, deve fazer um teste para descobrir a causa do problema e tratá-lo.
Os maus cuidados com a higiene bucal, que deixam restos de alimentos entre os dentes também são culpados.
Estresse: A agitação e a ausência de uma rotina equilibrada também contribuem para a aparição do mau hálito.
Na medida em que a pessoa estressada costuma respirar com a boca aberta, comer mais rápido e fazer sua higiene pessoal com menos tempo, abre-se espaço para que o mau hálito apareça.
Como acabar com o mau hálito
1. Beba água. Além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito.
2. Escove os dentes. Não se esqueça de escovar os dentes sempre após as refeições e, também, antes de dormir.
3. Não pule o fio dental. O gosto ruim na boca pode vir, muitas vezes, da sujeira acumulada entre os dentes ou do próprio tártaro.
4. Escove a língua. Escovou os dentes e passou fio dental? Calma - a higiene bucal não está completa ainda. Para fechar bem, você deve também gentilmente escovar a língua.
5. Cuide da alimentação e procure ter uma dieta balanceada com frutas e verduras.
6. A boca não é a única suspeita. Em alguns casos, o problema pode ser mais embaixo, literalmente.
O esôfago ou estômago podem ser a causa, em especial em casos de refluxo ou gastrite.
Comece o diagnóstico em um dentista, mas não descarte uma ida a um clínico geral ou gastroenterologista se as coisas não estiverem melhorando.
8. Masque chiclete (sem açúcar). A ajuda não vem (só) do sabor artificial do chiclete, mas sim do aumento de produção de saliva. Como a boca seca é uma das principais causas do mau hálito, mantê-la úmida ajuda a reduzi-lo na maioria dos casos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288