A diminuição da temperatura deve vir acompanhada de cuidados com a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas propensas a doenças respiratórias. As mudanças bruscas de temperatura que ocorrem ao longo do dia causam um estresse no corpo fragilizando a resistência orgânica.
Muitos hábitos - como fechar os ambientes em casa, no trabalho, no carro e até mesmo no transporte coletivo - acabam atrapalhando a imunidade do organismo.
Esse enclausuramento por causa da temperatura é um fator de risco e facilita a proliferação de vírus pelo ambiente. Quando fazemos isso em casa também ajudamos os ácaros, fungos e mofo a proliferarem mais rapidamente.
A dica é fazer circular o ar no ambiente, deixando uma fresta da janela aberta no transporte e em casa durante o dia, e evitar aglomerações. É importante também que as roupas guardadas a um certo tempo sejam lavadas, porque elas acumulam mofo.
O período frio também vem acompanhado da proliferação de vírus respiratórios, como a gripe, o resfriado e a rinite alérgica. Pessoas com asma devem ter mais atenção, já que a frio simula a contração do pulmão e pode agravar o problema.
O uso de aquecedores em casa também é aconselhado pelo alergista, desde que em uma temperatura confortável, por volta de 21 graus Celsius.
Além do sistema respiratório, a pele também é muito prejudicada com o tempo seco. Evite banhos quentes que removem a hidratação natural da pele.
É importante também tomar muito líquido, comer frutas, legumes e verduras.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288