A escolha de um capacete para a moto pode ser uma das compras mais difíceis de realizar, mais até que a compra da própria moto. Saiba como escolher um capacete para a moto e faça uma viagem com a máxima segurança e comodidade.
A certificação: Um capacete é inútil se não oferecer proteção. Todos os capacetes devem ser certificados com o DOT (Department of Transportation), que é um selo da qualidade que se encontra na parte de trás dos capacetes. Esta certificação também pode ser atribuída pela Snell, que é uma organização sem fins lucrativos que testa se os capacetes oferecem a máxima proteção.
O ajuste: A maioria dos capacetes vem com conselhos para o ajuste e dimensionamento. No entanto, a melhor forma de ver se o capacete encaixa na perfeição é quando o coloca e abana a cabeça de um lado para o outro, de frente para trás e de cima para baixo. Assim conseguirá verificar se o capacete está justo à sua cabeça e se está uniforme.
Se ele estiver largo, isso quer dizer que em caso de acidente o capacete poderá sair, o que conduz à perda de toda a sua eficácia. No caso de estar muito apertado, as viagens de moto serão extremamente desconfortáveis para o condutor.
A forma: Na constituição de um capacete, o fator principal a que um condutor deve dedicar a sua atenção é à forma do capacete. Os capacetes apresentam tamanhos e formas diferentes para se adaptarem às diferentes formas das cabeças dos motociclistas.
Algumas pessoas têm uma cabeça maior ou mais pequena, enquanto outros a podem ter mais arredondada ou oval. Nos capacetes, as formas são exatamente iguais, ou seja, eles podem ser grandes, pequenos, redondos ou ovais.
O conforto: O conforto é um dos aspetos mais importantes na escolha de um capacete para a moto. Se o capacete escolhido é ligeiramente incomodativo, isso quer dizer que esse não é um bom capacete para si, porque ao longo de uma viagem esse sentimento de desconforto vai aumentar cada vez mais e a sua viagem será transformada em momentos de pura agonia.
O conforto é muito difícil de determinar, mas faz toda a diferença para todos os que amam ou detestam o seu capacete. O capacete ideal existe e é aquele que lhe garante a máxima descontração e conforto nas suas viagens.
Os forros: Os forros também contribuem para um maior conforto de um determinado capacete, pois o estofo macio da borracha que está no interior do capacete é o ponto de contacto entre a cabeça do condutor e o próprio capacete. Um bom forro deve ter assim uma boa vedação em torno da orelha para que não a magoe.
A cobertura e as viseiras: Quanto maior for a cobertura de um capacete mais protegido fica o condutor e mais segura se torna a sua viagem de moto. Todos os motociclistas devem procurar um capacete que ofereça a cobertura total do casco, mas também os que apresentam uma cobertura uniforme do forro interior.
Por outro lado, um motociclista deve ter em atenção o tipo de viseira que acompanha o capacete. Deve informar-se se podem ser substituídas e se existe a possibilidade de colocar uma mais escura, espelhada ou de alta definição.
O sistema de ventilação: O sistema de ventilação de um capacete evita o embaciamento da viseira e mantém o ar renovado no interior do capacete.
Quando se trata de um bom sistema de ventilação, o condutor não ouve qualquer tipo de ruído no interior do capacete.
Estes são os aspetos principais que determinam a escolha de um capacete para a moto, no entanto, um motociclista deve ter em atenção que o tipo de capacete que adquire relaciona-se com a condução que pratica e com a moto que possui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288