O período fértil pode ser resumido como o momento em que a mulher está mais propensa a engravidar. Isso porque é quando ocorre a ovulação, ou seja, o ovário libera um ou mais óvulos para serem fecundados. Mas, como saber se está neste período?
Segundo especialistas, o período fértil normalmente ocorre nos 14 dias que antecedem o primeiro dia da menstruação. Exemplo: se a menstruação ocorreu no dia 28 do mês, o seu dia da ovulação foi aproximadamente no dia 14 (14º dia do ciclo), e o período fértil seriam 2 dias antes e 2 dias depois deste dia da ovulação.
Principais sinais:
DOR DO MEIO - Como a ovulação é o rompimento do folículo (bolsinha com líquido) para a liberação do óvulo, ocorre o extravazamento do conteúdo intrafolicular e pode vir acompanhado muitas vezes de um pequeno sangramento local. Esse líquido com sangue pode gerar desconforto quando chega ao abdômen. É a chamada ‘dor do meio’, porque geralmente coincide de ser no meio do ciclo menstrual que é o período fértil da mulher, o período da ovulação.
TEMPERATURA - Alteração na temperatura basal (temperatura do corpo em repouso, ou seja, quando está dormindo). Para acompanhá-la você precisa simplesmente de um termômetro e de papel e lápis/caneta para anotar a temperatura. Deve medi-la todo dia, assim que despertar (antes de fazer qualquer outra atividade), preferencialmente, colocando o termômetro embaixo da língua.
MUCO SERVICAL - A observação do muco cervical também pode ajudar a mulher a ter certeza de que está ovulando. Vale destacar que existem vários tipos de secreção vaginal, e o muco cervical é um deles. No início do ciclo menstrual, a mulher tem o sangramento normal (menstruação). Depois, o mais provável é que ela fique sem secreção por alguns dias. Posteriormente, poderá observar uma secreção de cor levemente opaca, com consistência mais grudenta. Então, quanto mais se aproximar da ovulação, a secreção se tornará mais transparente, viscosa e elástica.
MAMAS SENSÍVEIS - Considerado um sinal indireto, ou seja, as glândulas mamárias têm receptores hormonais. Portanto, quando ocorre a produção de estrogênio na primeira fase do ciclo, pode ocorrer um aumento do volume mamário e, na segunda fase, após a ovulação, quando há o predomínio da progesterona, as mamas podem ficar mais doloridas.
Outros sinais:
- Aumento de libido;
- Aumento de energia;
- Sentidos aguçados;
- Fome;
- Retenção de líquido;
- Labilidade emocional;
- Aumento da secreção vaginal.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288