A professora de educação física Aline Dantas, 23, viralizou na web ao postar vídeos e fotos pulando ao som do hit Paredão Metralhadora em suas aulas de step e zumba em uma academia de Petrolina/PE. Detalhe: ela está grávida de 5 meses. Mas será que tudo bem pular desse jeito na gravidez?
A personal gestante Gizele Monteiro, criadora do programa Mais Vida Gestantes e Gravidez em Forma, recomenda cautela. “O caso dessa professora é atípico. Além de ser uma grávida jovem, por ser da área de educação física, ela provavelmente tem o pique e a experiência de uma atleta amadora. Em resumo, o corpo dela está preparado para esse tipo de atividade”, explica. Esportes que envolvem rotação e contato com outras pessoas, como os feitos em grupo, por exemplo, o aumentam os riscos de choques e quedas.
Isso não quer dizer que as grávidas estão proibidas de fazer exercícios aeróbicos. Pelo contrário! De acordo com Gizele, eles são imprescindíveis para controlar o ganho de peso e melhorar a respiração e a frequência cardíaca na gestação (que sofre alterações por causa do aumento do volume de sangue). E esse preparo físico fará toda a diferença na “maratona” do trabalho de parto, vamos combinar. Uma vez liberada pelo obstetra que acompanha o pré-natal, a saída é focar em atividades de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica.
Na academia, dá para fazer aulas de bicicleta (com menor ritmo, se for o caso) e exercícios no elíptico (transport). Mas é claro que tudo vai depender do seu condicionamento físico de antes da gravidez, já que não é o momento de se aventurar por novos esportes. Bora se inspirar na Aline?
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288