Bom, antes de tudo você precisa checar três informações no novo extintor tipo ABC:
1. O manômetro: precisa estar apontado para a carga cheia, isso para te dar a certeza de que o extintor terá eficiência na hora do uso;
2. Verifique se o extintor possui o selo do INMETRO, pois esse selo significa que o produto foi mesmo certificado e que possui condições básicas para o funcionamento;
3. E confira selo de validade do extintor também;
Como usar o novo extintor ABC?
Primeiro vamos aprender em que situação devemos usá-lo. Basicamente, acontece em três situações:
1. Bom, as principais causas que podem gerar um incêndio estão ligadas diretamente ao vazamento de combustível, que pode ser ocasionada por uma colisão ou eventualmente por uma manutenção inadequada.
2. Outro motivo que pode gerar um incêndio, é na parte elétrica do carro, instalações inadequadas ou mal feitas no carro podem provocar curto circuito na linha e ocasionar o princípio de incêndio.
3. Caso, numa batida, você viu que tem um vazamento, procure desligar o carro o mais rápido possível e saia do veículo, se sentir o cheiro de combustível, procure manter o máximo de distância, porque esse combustível extravasado pode sim entrar em contato com alguma parte quente ou com alguma parte elétrica do veículo que pode estar exposta em virtude da colisão e correndo o risco de virar um incêndio.
IMPORTANTE: É importante o motorista e os demais passageiros terem conhecimento que o extintor tipo ABC é feito para combater somente princípios de incêndio. Caso aquele fogo já esteja fora de controle, você deve manter a distância e acionar o corpo de bombeiros, pelo telefone 193.
Quando uma pessoa compra um extintor novo, ou quando o veículo vem de fábrica, geralmente o extintor vem embrulhado num saco plastico, é muito importante que você retire esse saco e deixe o extintor pronto para uso!!
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288