Conecta Unimar trouxe debates sobre Circuito Urbano ONU-Habitat, discutindo inovação solidária, cidades inteligentes e desenvolvimento sustentável

Compartilhe:




A Universidade de Marília (Unimar) realizou o Conecta Unimar 2025, um encontro promovido pela Incubadora Solidária da Unimar (INSOL/UNIMAR) em parceria com o Ministério das Cidades e integrado ao Circuito Urbano ONU-Habitat.

O evento reuniu pesquisadores, autoridades e estudantes para discutir dados, inovação social, energia limpa, inclusão produtiva e consumo sustentável, fortalecendo o compromisso institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

A pró-reitora de Graduação da Unimar, professora doutora Fernanda Mesquita Serva, destacou a relevância do evento como parte do compromisso institucional com o desenvolvimento social e científico:

“O Unimar Conecta demonstra o grande impacto da Universidade de Marília e das pesquisas que temos desenvolvido, especialmente na temática das cidades inteligentes, que é um assunto atual e fundamental. Celebramos neste momento a união de forças, trazendo conselhos da cidade, projetos da universidade e ações como a Incubadora Solidária, que têm feito grande diferença na sociedade. É um dia memorável para a Unimar, que consolida seu papel de relevância nacional”.



O Circuito Urbano ONU-Habitat é uma iniciativa global que promove, todos os anos, uma série de eventos e debates voltados ao desenvolvimento urbano sustentável, conectando universidades, governos, empresas e a sociedade civil em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

No Brasil, o circuito estimula o diálogo sobre temas como inovação social, planejamento urbano, moradia digna, mobilidade, energia limpa e inclusão produtiva, fortalecendo a construção de cidades mais humanas e resilientes.

A docente e coordenadora da Incubadora Social do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unimar, Mariana Ribeiro Santiago, que também participou da programação, reforçou a importância do diálogo interdisciplinar e das parcerias institucionais que fortalecem a atuação da universidade em temas de impacto social. 

A Incubadora Solidária da Unimar é um programa de extensão que conecta ensino, pesquisa e ação comunitária em prol da sustentabilidade e da inovação social. Em parceria com diferentes cursos e órgãos públicos, a INSOL oferece suporte técnico e educacional gratuito a empreendedores e grupos vulneráveis, promovendo geração de renda, consumo consciente e responsabilidade ambiental. A iniciativa reforça o compromisso da Unimar com a Agenda 2030 da ONU e com o desenvolvimento regional sustentável.



O professor Jonathan Barros Vita, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unimar, destacou que o evento representa uma oportunidade de aproximação entre academia, poder público e sociedade civil em torno de pautas globais.

O professor Jefferson Aparecido Dias, docente do PPGD e procurador da República, ressaltou o papel social e democrático das cidades inteligentes:

“O grande desafio das cidades é que, ao se tornarem inteligentes, continuem a priorizar os seus moradores e ampliem o processo de participação democrática. Esse é o propósito do projeto apresentado pela Unimar e pela Prefeitura de Marília, em especial a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, que está sendo analisado pela FAPESP e deve contribuir de forma concreta para o desenvolvimento local”.

O Conecta Unimar 2025 reafirmou o papel da Universidade de Marília como espaço de reflexão, inovação e ação colaborativa, unindo ciência, tecnologia e solidariedade em favor de um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.