Copa: cuidado com os enfeites nas ruas

Compartilhe:

Cuidado ao colocar enfeites da copa nas ruas por causa da rede de energia. Risco de acidentes é grande

 

Faltando pouco mais de uma semana para o início dos jogos, a Copa do Mundo toma conta também dos marilienses. É comum carros com bandeiras e também nas casas e lojas enfeites verde-amarelo. Mas, em muitos locais também é comum extravasar nas ruas, utilizando principalmente postes de energia.

 

Um simulado feito hoje no Rio de Janeiro mostrou os perigos para a rede. Entre as situações de risco demonstradas estão a colocação de enfeites nas ruas, como bandeirinhas e pinturas de poste; a soltura de pipas, balões e rojões, que podem atingir a rede elétrica, causar o rompimento de fios de alta tensão e alcançar alguém, além de deixar o local sem energia; e a queda de pessoas do telhado de casa ao tentar consertar a antena de TV.

 

Quanto as bandeirinhas, a companhia alertou que elas devem ser confeccionadas, preferencialmente, em plástico, e presas sempre com barbante comum ou fitilho plástico. As fitas metalizadas, papel-alumínio ou papel laminado devem ser evitados, porque são condutores de eletricidade.

 

CUIDADOS ESPECIAIS - O alerta se estende a arames ou fios de cobre por possibilitarem choques elétricos. As bandeirinhas precisam sempre ser amarradas de poste a poste, um metro abaixo da rede elétrica.

 

A rede que fica mais abaixo no poste, de baixa tensão, e os ramais de ligação, que ligam a rede à entrada do medidor do consumidor, também são perigosos e não devem ser manuseados por pessoas não especializadas.

 

Os moradores devem evitar também colocar as bandeiras nas partes altas entre prédios, porque podem encostar na rede de média tensão com a chuva ou umidade. Com informações da Agência Brasil.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.