Voluntários recebem orientações de Bombeiros
Voluntários que vão atuar durante a Copa do Mundo no Distrito Federal (DF) participaram, neste fim de semana, de simulações de atendimento de primeiros-socorros, combate a incêndios, controle de situações de pânico, como usar o extintor de incêndio, fazer uma massagem cardíaca e usar um desfibrilador automático.
As atividades em Brasília ocorreram ontem nos dias 24 e 25 e cada voluntário participou durante um turno em apenas um dos dias. Antes de chegar ao treinamento prático, os voluntários tiveram preparo teórico pela internet, no site Brasil Voluntário, com monitoria e espaço para tirar dúvidas.
O curso faz com que as pessoas identifiquem necessidades fundamentais em locais de público e percam o medo de usar os recursos que estão ao alcance no momento.
No treinamento para possíveis situações de pânico, o major explica que estão incluídas orientações para atender a turistas em casos de manifestações.
Onde tiver turista perdido, assustado. Eles [os voluntários] estarão sendo orientados sobre como se comportar diante de um grupo que tenha a intenção de causar distúrbio e assumir a posição de liderança para retirar essas pessoas.
Este foi o quarto e último fim de semana de treinamento presencial dos voluntários. No primeiro, o tema foi o turismo, com informações sobre a cidade. No segundo fim de semana, as orientações foram sobre como atender e abordar os visitantes.
Só os voluntários que participam dos treinamentos vão atuar durante o Mundial de futebol. No entanto, o número dos que participam está abaixo do esperado.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288