O suposto corte de energia elétrica por cinco horas hoje (29), para uma manutenção na rede que atende os sistemas de tratamento do rio do Peixe/Arrependido, anunciada ontem pela Prefeitura, acabou provocando um desencontro de informações entre a Administração e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).
Estação de tratamento ficaria sem energia hoje.
A empresa divulgou nota desmentindo as informações. Mas, a assessoria de imprensa chegou a divulgar posteriormente um comunicado da própria CPFL no qual teria se baseado. Mas, a antiga estatal de energia voltou a insistir que o corte foi de apenas três minutos e não de 5 horas.
Alheio à toda essa confusão de informações, o prejuízo maior ficou para a população: com o corte no sistema de bombeamento de água, pelo menos 60% da população corria o risco de ficar sem água nas torneiras.
Curiosamente, às 15h de hoje apenas dois reservatórios estavam com níveis de alerta "amarelho" (abaixo dos 50%): Fragata e avenida República. Seriam afetados os moradores das regiões Oeste (área do Bandeirantes) e também Norte (Santa Antonieta).
VERSÃO 1:
Ontem à noite, a Prefeitura divulgou nota informando que recebeu comunicado da CPFL no qual haveria a interrupção no fornecimento de energia elétrica pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), na área rural próxima ao Sistema Peixe/ Arrependido, das 8 às 13h, para a troca de cruzetas de sustentação da rede visando a melhoria do sistema. Seria o segundo corte em 15 dias.
VERSÃO 2:
Ao tomar conhecimento dessa notícia, a assessoria de imprensa da CPFL tratou de contestar a informação da Prefeitura: "A CPFL Paulista esclarece que não procede a informação de desligamento programado nos poços profundos do DAEM, de Marília, na data de hoje. Hoje (29/7), ocorreu somente um pisca (interrupção de energia com menos de três minutos de duração), na captação principal de água. O Desligamento Programado, previsto para ocorrer das 8h30 às 13h, atingiu isoladamente um poço nas Chácaras Recreio Panambi".
VERSÃO 3:
Diante dessa situação, o portal Visão Notícias.com voltou a questionar a Prefeitura sobre esse desmentimento da CPFL.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou: "O Daem confirma as informações enviadas anteriormente em release. Conforme documento (em anexo) enviado pela CPFL ao Daem, informando desligamento, os horários para manutenção na data de hoje (29/07) era das 08h30 às 13h. Informa ainda que houve apenas um equívoco em relação às datas da primeira manutenção, que aconteceu no dia 15/07 (das 12h às 22h30) e não no dia 22. O Daem destaca que cumpriu seu dever de informar a população sobre importante medida que, dependendo do tempo de desligamento de energia, pode até ocasionar falta de água à população".
Aliás, também divulgaram cópia do "aviso de desligamento" emitido pela CPFL:
VERSÃO 4:
Mais uma vez voltamos a manter contato com a CPFL que reafirmou a nota emitida anteriormente (VERSÃO 2): "Reafirmamos que, apensar do aviso que foi emitido, as informações dos técnicos confirmam que houve apenas pisca para manobra na captação (UC 38046415), ficando apenas a unidade do poço isolado nas Chácaras Recreio Panambi (UC 6724655) desligada no período informado".
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288