A violência está cada vez mais presente tanto nos grandes centros urbanos, como também em cidades médias, como Marília. Por isso, ter uma casa requer ainda mais a atenção dos moradores.
Algumas precauções devem ser tomadas para garantir a segurança do seu imóvel, desde medidas práticas como a instalações de alarmes, portas e janelas que dificultem o acesso de estranhos ao local até pequenos ajustes nos hábitos da sua família.
Abaixo, algumas dicas que poderão ajudá-lo nessa tarefa e garantir que o seu lar seja sinônimo de tranquilidade:
Prevenir é sempre melhor!
Antes mesmo de começar a pensar em aparatos de segurança, é importante observar se os moradores estão atentos a algumas normas básicas de comportamento, afinal, os assaltantes se aproveitam de momentos de distração para realizar furtos e roubos.
Assim, estabeleça uma regra que jamais poderá ser quebrada: nunca deixe os portões abertos e não abra a porta para desconhecidos.
Para facilitar, a dica é instalar interfones; há inclusive modelos que possuem uma câmera acoplada ao equipamento, o que facilita a identificação do visitante e podem até armazenar imagem e mantê-la em um banco de dados.
No caso de prestadores de serviços, verifique sempre a identificação do profissional, antes de permitir o acesso à casa e tenha sempre a mão um telefone da emergência, caso precise solicitar ajuda.
Utilize equipamentos ao seu favor
Sua porta é realmente segura?Os trincos da sua casa são fáceis de serem arrombados?
É importante fazer a manutenção e vistoriar periodicamente se estão funcionando de maneira adequada. Atualmente, há no mercado trincos que resistem ao uso de ferramentas manuais ou elétricas, produzidos com uma chapa de aço em seu interior, com um sistema de travamento nos quadro lados da porta. Este tipo de trinco acompanha chaves com segredo personalizado.
Modelo no lado externo da casa, pode facilitar arrombamentos.
Lembre-se também que portas com partes de vidro não devem ser instaladas em ambientes que tenha acesso à parte externa da sua casa, como quintais e varandas. Evite esses modelos na cozinha ou na área de serviço, e prefira utilizá-los apenas nos cômodos internos da sua casa.
JANELAS - Para as janelas, o mais recomendado é a instalação de grades. Há vários tipos de modelos e preços no mercado e elas podem ser instaladas na parte interior ou exterior do cômodo.
Se você não quer comprometer a beleza do seu ambiente, uma boa dica é colocar uma madeira no trilho da janela, assim o objeto impedirá que a mesma seja aberta pelo lado de fora, no entanto esse recurso não é tão seguro quanto as grades.
Na parte externa da casa, a mais vulnerável, é preciso um investimento maior. No caso dos portões uma boa alternativa é instalar mecanismos que garantam que eles abram e fechem de maneira automática, assim você não fica tanto tempo exposto para entrar e sair de casa.
Em relação aos muros, a cerca elétrica é uma boa opção para deixá-los mais seguros. Elas podem ser acopladas aos alarmes, e no caso de haver tentativa de arrombamento é emitido um aviso sonoro, que dependendo da sofisticação do sistema, pode estar vinculado, por exemplo, ao seu celular.
Sinônimo de perigo: muro baixo
Manter uma boa iluminação na fachada da sua residência e no quintal, também é aconselhável.
Gostou das dicas?? Você empresário quer patrocinar este espaço?
Veja:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288