Cuidados básicos que você deve ter com os pneus

Seja antes de viajar, ou mesmo antes de ir para o trabalho, sempre é importante verificar o estado dos pneus
Compartilhe:

Condições dos pneus: quando os pneus atingem uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, existem indicadores nos sulcos dos pneus, o chamado TWI, identificados por um triângulo na lateral. Quando o pneu atingir esses indicadores é o momento da troca. Também é importante inspecionar as laterais dos pneus em busca de bolhas e calosidades.

Elas indicam que a estrutura interna foi comprometida e o pneu precisa ser substituido imediatamente, pois corre o risco de explodir em movimento.

Calibragem e Pressão: A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil, além de prejudicar o consumo de combustível do carro.

O motorista deve checar as pressões dos pneus em intervalos de, no máximo, duas semanas, mantendo a indicada no manual do proprietário e em etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível.

Estepe: muitas vezes esquecidos, eles são fundamentais para que você não fique no meio da estrada. Nunca esqueça de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda e triângulo. É váloido acrescentar ao kit um pano para limpar as mãos se necessário.

Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora o comportamente dinâmico, garantindo economia de combustível.

Também é válido fazer o rodízio dos pneus periodicamente, sempre seguindo as especificações do fabricante do carro.


 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.